26.4.06


Coiratos Com Açorda


Depois da estreia do primeiro episóide da primeira nobela totalmente caramela, a FLC registou um acréscimo significatibo de pombos correio nas imediações aéreas da nossa colectibidade.
Não parou de chegar cartaria de todos os lados da nação caramela, felicitando a iniciatiba e pricurando saber quando seria o próximo episódio. Por agora não nos enviem mais pombaria pois ainda não cunseguimos rasponder a todas as cartas inbiadas.
Ora atão aqui bai o segundo episóide da balente nobela caramela.

Coiratos Cum Açorda
2º episóide
Albino Chispalhudo regressa a casa.
Senta-se à mesa e sem dirigir palavra, mete uma colherada da sopa de mão de vaca à boca. Depois disto pargunta à mulher se ela ei parba, se depois de 60 anos de casados ela ainda não aprendeu a aquecer a sopa:

- Atão a sopa tá fria?!!!
- Biesses mais cedo, ê cá atelefonei-te a pricurar quando ei que binhas, mas tu só queres tar a falar com o cunselho da rebolução!
-Ahhh (Albino Chispalhudo muito rápido e aquase infurecido), bá lá ber a soparia ótra bez par dentro da gamela de ir ó lume e bê-lá se desta bez pões acindalhas que se bejam no fogarero, pa ber se não tenho de me chatear!
- Põe-na tu se quiseres, a mim ninguém móbriga, na sou escraba nim parba. Sou neta da Ti Toina Desinxaugada!

Disto isto, grande silêncio…, Venâinça da Verruga guardara durante anos o segredo de que era neta da Toina Desinxaugada, antiga empregada da mercearia (na Palhota) do bisavô do Albino Chispalhudo, mais conhecido por Albertino dos Chispes Grandes. Na altura, Toina Desinxaugada fugira com o dinheiro da mercearia, deixando Albertino dos Chispes Grandes quase na falência. Desde então as duas famílias vivem em guerra, não podendo sequer partilhar os baldios para despejar intulho.
Enquanto isto, na Palhota, sob um sol caramelo abrasador, planeia-se (entre uma ou duas mines pó buxo) o corte da estrada alcatroada para exigir a reposição de fragonetes gratuitas para excursões ao marcado de Pinhal Nobo.
O que dirá Albino Chispalhudo à sua mulher? Qual será a sua reacção ao saber que ela é neta da Ti Toina Desinxaugada? Durante quanto tempo o brabo pobo da Palhota cortará a estrada de alcatrão im frente è sede?
Não perca as cenas do próixime episóide de Coiratos cum Açorda!

7 comments:

Anonymous said...

aew!! 1º DE MAIO NO HOTEL ESTÂNCIA SANTA MÔNICA

Pessoal, tenho uma dica super legal para o feriadão de 1º de maio - o HOTEL ESTÂNCIA SANTA MÔNICA.
O Hotel Estância Santa Mônica fica em Louveira - SP e está com um pacote muito bacana para o feriadão.
Confira em http://www.hotelsantamonica.com.br
Eu já fui para lá. Vale muito a pena.

Anonymous said...

Desde já dou os meus parabéns pelo blog, nada melhor do que a cultura caramela no seu melhor, mando a todos cumprimentos de africa, onde econtramos mines, coiratos, zundap´s e gente bruta.... inté...

Anonymous said...

Muito bem.
Este blog marca a diferença no que é caranmelo e no que não é caramelo. Faz rir e preserva a cultura de um povo, do nosso povo que tem identidade e que deve ser defendido nos seus costumes, valores e tradições. De resto, como habitante de Pinhal Novo, não vejo nada mais que se lhe assemelhe. Nem as ditas festas populares, que apenas tem o desfile etnográfico.
Sou um adepto deste blog e leio atentamente tudo o que aqui se passa. Cada vez sou mais caramelo, apesar de ter vindo para o Pinhal Novo há pouco tempo.

Anonymous said...

Cumprimentos pra todos os pró-caramelos e outros já de raiz.

Este blog tem de ser dibulgado como mais ferbor na nossa caramelandia.

- O Pinhal Novo desconhece esta relíquia !

Que não falte a imaginação nem a tinta da caneta (ou seja não tenham dores nas pontas dos dedos)!

Grande abraço

Anonymous said...

Acho muito bem esta nobela, retrata o dia a dia da caramelândia. É muito educatiba e revejo-me muito com a personaige do Chispalhudo.

Anonymous said...

Uma nobela com categoria de horario nobre, mais á frente, poderiamos introduzir a Maria Pançuda e o seu caso amoroso com o tractorista Jaquim Menardas, um romance com cenas picantes na barraige do rio frio, debaixo duns sobreiros..

Anonymous said...

Boa noite ó pandleraige.
Pa mim ei uma mine.
Agora gosto de ler a nobela e buer mines ó mesmo tempo.
Por cada ipisóide baõ 6 ó 7 pó buxo.
Atão o Chispalhudo bai dar um tareão na mulher ó não?
Aqui na palhota já se fazem apostas, e cá par mim bou ganhar umas balentes mines com a nobela.
Pá frente com a nobela que aqui a repaziada só fala nisso.
E já agora acho bem o corte de estrada pá malta ter fragnetes pa ir ó marcado.