22.5.06

Anibersário, dicionários e globalização brabia!!!

Como todos bócês debem de saber, a FLC cumpletou o seu primeiro anibarsáire im Abril passado.
Durante os últimos meses nã parou de chegar à noissa sede (apesar de mudarmos cunstantemente de localização geográifica), bicheza boadora malina, binda de muito longe (pombaria de longo curso).
Ficámos assim a saber que a FLC serbe de guia para muitas organizações clandestinas im todo o mundo (China, Índia, Rússia, África, E.U.A. e Nepal) , as quais como nós, garreiam pela independência e dignidade cultural dos seus pobos, principalmente para que não os aparbalhem. Organizações de índole pacifistó- libertário-humanista agradecem os nossos cunselhos e atitudes, chegando mesmo algumas a afirmar que somos os seus guias espirituais e que também eles querem ser caramelos (como é o caso dos Budistas Camponeses do Nepal, que nos parguntam como se utiliza um meio bidon e se lá assarem Soja, podem ser à mesma cunsiderados caramelos adoptibos, ou ainda o caso de uma organização chinesa, que quer aprinder a arte de lançar fogo rijo com o cigarrinho ó canto da boca ).
No intanto, o maior problema para que grande parte do mundo seja acaramelizado, éi a dificuldade sintida por muitos dos que bisitam a nossa sede birtual, im relação à língua. Se todos areferem que com o português não têm dificuldades, com o caramelo puro e brabio, o mesmo já nã acuntece, pois a noissa língua pode ser aquase impenetrábel (o que nos tem sido útil na nossa luta, diga-se).
Assim, para çalabrar o primeiro ano de existência, a FLC, foi aos cofres da colectibidade (na bardade um taparuer escundido atrás do frigorifico) e de lá retirou aquase todo o orçamento ajuntado com os lucros do bar, com a benda de mines e coiratos- uma palabra de agradecimento em especial ao Toino das Mines e a todos os que diariamente frequentam a nossa colectibidade, dando bazão ós basilhames.
O dinheiro serbirá atão para a publicação de dicionários im bárias línguas- Dicionário Caramelo-Indiano, Caramelo-Mandarim (Chinês), Caramelo-Nepalês, Caramelo-Suahili (Somália), Caramelo-Russo, Caramelo-Japonês, entre outras edições.
Estes dicionários serão enbiados clandestinamente por pombo correio de carga (4 dicionários por becheza), e estarão também à benda no marcado da capital e loja do Toino Brinca, em edição só para coleccionadores.

47 comments:

Anonymous said...

Como alguém ligado ao meio escolar daquilo que vócês aqui referem como capital dos caramelos, devo desde já felicitá-los pelo trabalho aqui realizado. Não tinha ainda lido nada deste blog, pois só agora alguns entusiastas me deram este endereço. Realmente há muito míudo aqui na escola que utiliza um tipo de linguagem que se poderia designar de caramelo e não vejo nenhum problema nisso. Não são também os nossos jovens urbanos que utilizam um idioma completamente descabido de conexão portuguesa, em termo de língua?
Acho de facto, que se deveria proteger e estudar o que a qui se designa de língua caramela e esses que pensam que o que digo é rídiculo é poruq enão sabem que uma língua tem variantes de acordo com especificidades contextuais e lexicais.
De facto deveriam elaborar um dicionário de caramelo, pois já ouvi termos que não sei sequer o que querem dizer.
Gosto bastante do que aqui vejo escrito e devem divulgar este blog mauito mais.

Anonymous said...

bamos cumprar para bender na Cooperatiba.
A cooperativa também quer vender os dicionários.

Anonymous said...

Queridas amigas,
Mais uma vez foi com muito entusiasmo que li mais uma excelente noticia no nosso belog.
Hoje vou ser muito curta e directa, pois tenho as minhas amigas de Carcavelos à minha espera para um passeio à bira mar, no novo passei maritimo Estoril/Cascais. Está chiquérrimo, com inúmeras esplanadas para nos refrescarmos quando estivermos cansadas, mas acima de tudo quero felicitar-vos pela excelente iniciativa de escrever o dicionário em várias linguas, mas porque não escrever também em Caramelo/Linha, porque assim, eu e as minhasa amigas poderíamos também adoptar novas palavras no nosso riqueissimo vocabulário. Já sou Caramela há cerca de 4 meses e já consigo ter uma conversa do princípio ao fim, com os meus vizinhos aqui do Lau.
Já sei pedir intramiadas e uma mine preta aqui na sede das Lagameças e também já aprendi a acender o meio-bidon assadoiro.
Mais uma vez me despeço, desejando felicidades e aguardo com expectativa o lançamento dos dicionários, que certamente irão embelezar a minha biblioteca particular. Agradeço que enviem a edição completa à cobrança para:

Célia Paiva & Cunha Ascenção
Aceiro das Vacarias CCI 165, Lau
2950 palmela

Beijinhos para todas as Caramelas

Anonymous said...

Noticias dos baldios de Pinhal Novo:

Quem quiser ouvir o novo tema "Pedras da Calçada" de 2006, mp3 dos Ervas Daninhas, veja em: www.buscamp3.com.br/ervasdaninhas

- Quem quiser ouvir os 6 temas da #1 demo "Barulho e Confusão" de 2001 , mp3, veja em:
www.ervasdaninhasbanda.com.sapo.pt

- Quem quiser ver a pagina dos Ervas, veja em:
www.fotolog.net/ervas_daninhas

- Os Ervas regressaram de mais um caótico concerto no Algarve, onde apresentaram 6 novos temas e tocaram mais uns clássicos. De notar a presença de 5 caramelos de Pinhal Novo a assistir o grandioso espectáculo maravilha de mini na mão:
20 Maio, Associação Satori, em Salir (Loulè), 22h
Ervas Daninhas + Fita Cola + à Cara Podre + The Higuest Cost

- Os Ervas entraram na colectânea "Ataque Frontal", da Editora Impulso Atlântico. Cd duplo com 50 Bandas, onde estão presentes muitas das melhores bandas alternativas de Portugal.

- Dentro de dias, estará disponível t-shirts de Ervas Daninhas e a 3ª Edição das caixas de sementes "As sementes da Desordem".

A Caixa de sementes, é um simbolo de fertilidade da terra, de regeneração e de responsabilidade. Lançar as sementes à terra, representa nova vida, um conceito a adoptar já, para se combater a desertificação, a poluição e o extermínio. A acompanhar a caixa de sementes, vem o livro d.i.y "reconstruir o nosso mundo"

Encomendas através do e-mail: punkngil@netvisao.com

Ervas Daninhas - Caramelos Unidos

Anonymous said...

Oi pessoal.
Aqui falam os fãs do Peso Bruto em Chispes, banda caramela. Somos também fãns dos Ervas, grande banda do Punk caramelo, sabemos a música "o que é que o porco preto quer?" de cor e também enviámos um elemento nosso para ver o concerto dos ervas.
Para quando um grandioso concerto de Peso Bruto com Ervas?
Por nós até podem ser os Ervas a fechar o concerto.
Curtam o som caramelo, curtam Peso Bruto e Ervas, duas bandas realamente caramelas, yá!!!

Anonymous said...

Boa tarde ó pandleraige.
Pa mim ei uma mine.
Bim agora da batata, tibe a arrancar a bixaige toda pa poupar dinhero na sulfataige. Todo o denhero poupado cá pelo Ti Toino bai pás mines, sou um home que nã gosta de áuga e só pode buer mines, até o dótor disse que na faz mal, que a cebada alimenta um home e ós depois assim sou um home balente e apanho batata que nim um bruto.
E como o denhero que entra na colectibidade ei pa boas causas, pós homes fazerem dicionários, tenho de buer mais mines.
Por falar nisso, bai mais uma aqui pó Toino, sempre que precisarem cá tou eu pa buer mines e dar lucro à colectibidade.
Bou agora de menarda, rasgar pelo alcatrão.

Anonymous said...

Ah granda Toino! Assim é que éi.

Anonymous said...

disseram-me alí á bocadinho ca qui é qué é que se faz as encomendas de açorda com coiratos.
pra mim éi 2 terrinas. Ê trago o vinho.
Mandem entregar lá na tasca do Ti Masfoice e digam que é pró cunhado do Zé Bento, cu home lá da tasca conhece.

Anonymous said...

Boa ideia os dicionários.
Já agora aproveito para dizer que o caramelo deve ser considerado língua e que todos o devemos utilizar.
Para quando um dicionário de caramelo distribuído pela população?
Fica a questão a quem a saiba responder e a quem tenha essa responsabilidade de educar a população.
Não me identifico pois há por aqui muita gente à espreita.
Devem saber de quem eu estou a falar, pois o castelo fica lá no alto e tem cores avermelhadas.

Anonymous said...

Não sei o que este ultimo camarada quis dizer com isto do castelo e cor vermelha.
Os da câmara sempre foram do povo e para o povo e os caramelos devem prestar honras aos seus líderes.
Quem acha que não tem a sua opinião.
Mas a mim ninguém faz com que eu não diga o que acho, camaradas.

Anonymous said...

cores sistema onde a cor final percebida pelo olho humano é o resultado da soma de fontes de luz emitindo cores básicas, como no modelo de cor RGB. É o sistema empregado em vídeo. Porém, cores também são utilizadas em pinturas e impressões gráficas. Neste caso, como um papel não emite luz própria como a tela da TV e sim reflete luz, outro sistema de cores tem que ser empregado: o sistema subtrativo de cores.

Anonymous said...

Nosso sistema vermelho comuna de controlo dos Caramelos 4.0 está baseado no PC Mercedes para todos da série SLC 500, os mais potentes na sua classe. O controle do clima interno do caro é efectuado através de algoritmos PID ou KGB, que contrastam leituras de temperatura de bulhão seco e bulhão húmido provenientes de múltiplos sensores tipo Pt-100, com valores de referência ou sete teias. Este sistema consegue uma precisão de aproximadamente do controlo dos reformados sob condições de operação homogénea da caldeira eléctrica. Incorporamos além disto um administrador de vontade para fazer mais eficiente o uso da marmita para todos os camaradas em instalações com multiplica secadores de opinião.

Anonymous said...

Isso cria um descompasso entre a produção de um competente comunista menor e as invenções críticas de este amigos Caramelo que escrevem textos laudatórios, vestindo-os com os trajes a rigor da interpretação académica. É verdade que a culpa, se é que ela existe, é do próprio autor, que aceita e exerce a autoridade da apreciação estética, inclusive incorporando ao domínio da politica o jarrão analítico dos Caramelos, de tal modo que não percebemos nenhuma mudança ao passar dos comentários para os textos.

Anonymous said...

Ó sr. Maria Albertina!
Nã ei preciso dizer-em adonde bota, porque dá para ber que bócê se picou com os comentários aqui proferidos.
Os meus melhores cumprimentos camarada Albertina, PCP sempre do caramelo abrutalhado, Vale da Vila.

Anonymous said...

Sem patrões nem exploradores.
Abaixo o sistema vigente!
O Caramelo tem identidade própria e não precisa de chefes ou líderes. O Caramelo organiza-se de acordo com as finanças familiares e não com as cores da politica.
Se o castelo é vermelho, vamos pintá-lo das cores do arco-irís, para todos gostarem!

Anonymous said...

Eu não sou camarada, eu minha e não de nenhum partido...
É só ver como os Comunistas Mercedes, deixaram este distrito, uma grande vergonha,
E o povo que mais ordenha, sempre na insipiência, sempre a mesma coisa futebol isso sabe… mas do que toca a criatividade e a produtividade nada, viva os Caramelos sem cores politicas, é que os políticos são uns grandes surripies, e só dão tachos os familiares e amigos.

Anonymous said...

Bons dias Camaradas e Camarados,

Então o que se passa aqui, meu povo?
Uma revolução ou a tentativa de um golpe de Estado Municipal? Já governamos este Munícipio há tantas décadas que já nem tem conta, já vos demos tantas hortaliças (no tempo da reforma agrária), já vos demos tantos carros (no tempo das auto-estradas), já vos demos tantas casas (no tempo das construções desenfreadas), já vos demos infra-estruturas básicas (no tempo da carochinha). Que querem mais? a Festa do Avante à vossa Porta?
hummmm....quem sabe seria uma boa ideia.
Camaradas:
Festa do Avante Caramelo de 9 a 18 de Junho, nas ruas da Capital Caramela. Não faltes e leva a bandeirinha vermelha. Comicio com o Camarada Jeróinemo de Çousa. Vamos votar vermelho, vamos caçar votos pelas ruas da Capital.
Palmela é nossa e Pinhal Novo será nosso!
Comité Central

Anonymous said...

Nunca! Nem camaradas nem coisa nenhuma!
O caramelo é um povo livre, nem ordena, nem ordenha, nem vota, nem manda, nem tudo, nem nada, só caramelo em liberdade patriótica.
Camaradas exploradores, inimigos do povo, daqui nunca mandarão, levem a festa do avante para a terra alta, do castelo.
Os amigos do comité não nos metem medo, podem vir, que os caramelos são bravos!!!!

Anonymous said...

Atão bôces andem a dormir ó quê?
inté parece que agora éi que tão a ber a coisa, ó não?
Zás: espetalhe 10 dias de bezana cultural.
Zás: afinca-lhe a politica do deixa andar mas...que não tombe, pois de esguelha já ela anda á muito.
Zás:náo ao incentivo, não á inovação que se deixe andar mais uma geração.
Zás: não!

Anonymous said...

mais justiça social, mais emprego, menos fome e apelo ao regresso da indústria pesada ao País.
Pela consertação social, pela redução da idade da reforma, pela dignidade dos salários justos.
Não á indiferença dos ricos e opressores. Exigimos a redução da carga horária de trabalho semanal, em prol do aumento do horário de pequeno almoço, almoço e lanche.
Os ricos que paguem a crise, que nós pagamos a minis!

Anonymous said...

Srs dirigentes do partido comunista caramelo:
Não vi, nessa vossa comu icação ao povo caramelo, nem uma única referência aos caramelos. Assim, mais uma vez sou levado a concluir que como o vosso comité central, não existem para o povo, de modo servil, mas que o vosso objectivo é de às custas do povo, terem poder e mais uma vez, quererem apenas votos.

Anonymous said...

Muito bem.
Caramelo é bicho sem partido.

Anonymous said...

Nassão que eu fundei:
Obecervo aqui do alto do meu castelo, que os meus dexcendentes estão a portarce muito mál.
A grande Nassão caraméla, fundada durante meu reinádo, aquando da vitória aos môros, adquiriu estatuto de indepêndênssia da nassão estrâgera de palmela e de cualquér partido politico monopolizádo por politicas estrâgeras.
Pôvo, vós sois indepêdentes. Nâo vos deixais dominar por esses politicos estrangêros.
Pla defeza da cultura caramela, tal e qual como ela é.
O vosso Pai,
Afonço Henriques

Anonymous said...

Caramelos --> povo lusitano, que largou as espadas e catanas das serras (Lusitânia) e se embrenhou nas vinhas e campos de arroz do Sr. José Maria dos Santos na Caramelândia, nos finais do Sec. XIX.
Caramelândia --> terras planas, dominadas pelo feudalismo monárquico e posteriormente devassadas pelo capitalismo desenfreado da prestação dos serviços e consequente abandono das terras.
Actualmente a Caramelândia luta pela sua independência. O seu exèrcito, composto por militantes do partido do nada, prometem lutar até às últimas consequencias, para a libertação do seu povo.
De volta ás catanas, ás foices e às enxadas para uma guerra sem tréguas ao combate exploratório da unidade propagandista da serra de Palmela.
Viriato acompanha-vos neste luta.

Anonymous said...

deixem-se de ligações históricas, a nação caramela é fruto dum todo, dos que migraram neste país em busca de melhores dias (ritual ainda muito em voga neste país)e aqui se estabeleceram em terras de zé maria. o que realmente perturba é que estas gentes dantes desbravaram pelas terras e acreditaram nelas e agora mandam nessas gentes sem as ouvirem enquanto esperam contratos chorudos para obter boas performances de gestão.Mas todos têm que falar alto mas com justiça e objectividade senão na vale a pena. ò toino anda lá buer má uma ahm?

Anonymous said...

Boa tarde ó pandleraige.
Pa mim ei uma mine, paga o sr. ápoisé.
Parece que falam de história, pois aqui o Toino nã parcebe nada disso, só sei que um caramelo é um home balente e para saber isso nã ei preceiso saber escreber.
Bá lá mais uma mine, que esta foi só pa tapar o buraco do dente de abrir caricas cum a boca.
Bócês, dixem-se de garreias, na ligeum ós lá de cima, e bejam lá mas é se lutam pelo pobo caramelo, ó pelo menos bebam mines, pá ajudar a nossa FLC.
Bou agora de motorizada, ber a rega lá no baldio do outro lado.

Anonymous said...

que?
benham mas é pagar mais uma mine preta, ca garganta tá seca.

Anonymous said...

Há p'rá qui umas cumbersas aparbalhadas.

Anonymous said...

comé?
as mines chegam ou não?

Anonymous said...

já tenhe saudades do ratuera sem mola.
onde é candas?
o toino das mines tá com sede e pra mim é uma grade delas

Anonymous said...

olha a malta parba do jornal da capital tábém cá tá, ó malta então agora bôcÊS já são outros, ahm??? Querese dezer os outros já na táo lá. Cá por isso é que eu andava a estranhar que as noticias agora são do género somos todos amigos, na vamos falar mal deles (poder), sugerimos a critica sem fazer a critica e biba as festas pra ver sa coisa dá um dinheirito extra por que a malta é noba na direcção e precisa de ganhar ritme senão a coisa vai mal.ápoisé vamos ter um jornal cor-de-rosa em terras caramelas ápoisvamos.

Anonymous said...

A sorte disto tudo ainda é nossa luta, pelo nosso pobo (povo) pela nossa causa e nós , aqui a malta parba, é que diz as berdadeiras berdades sem olhar a meios que não sejam a libertação total dos xulios do puder, bibá FLC, bibá o meio-bidom (simbolo da nossa bandeira) e bibá todos os caramelos parbos atolhados em mines. e bibó o zéi manél ratoeira sem mola que deve andar á precura duma mola para ver se a coisa ainda funciona. intão até ódespois caramelaige.

Anonymous said...

xiii, tá memo animada a ceção de esguinços aqui pra estes lados de valdera.
a malta tá reunida em torno do programa de festas da capital. tão quase a começar e aqui, na tasca da ti rafaela a mine tá em saldo...
benham, benham, qué preço pró pobo!
bibam as festas!

Anonymous said...

Cmaradas povo caramelo, não se metam em lutas desnecessárias com quem vos governa, o povo é sempre quem mais ordena, mas nós ordenamos mais ainda e foram vocês que todos os anos nos dão esse poder de vos governar.
Caramelos, votem no partido que é vosso amigo e haverá mines para todos se emparvalharem à vontade.

Anonymous said...

boas,
precisamos de saber que é o Presidente deste afamado blogger.
e já agora, perguntamos aos distintos colaboradores deste blogger quando haverá um jantar convivio com todos os leitores.
Patrocinamos este tipo de actividades e já temos em cartel artistas da terra caramela para vos abrilhantar o jantar, tais como Mónica Coelho, Marcelina Beatriz Rosado, Silvério Machado, Salafrim Sertório e o grupo do sarrafo os batucada.

Anonymous said...

Melhor acesso aos medicamentos
2006-05-26
O Primeiro-Ministro anunciou novas medidas na área do medicamento, no debate mensal na Assembleia da República. São elas: liberalizar a propriedade das farmácias, reforçando contudo o regime de incompatibilidades; aumentar a rede nacional de farmácias; alargar o horário para 55 horas semanais e concessionar farmácias dentro dos hospitais funcionando permanentemente; permitir o aumento de serviços prestados (pela internet e de apoio farmacêutico domiciliário); aplicar a venda por unidose, a prescrição por denominação comum internacional, permitir as reduções de preços e eliminar a taxa sobre receitas urgentes. Esta revolução é objecto de um acordo com a Associação Nacional de Farmácias.
Portugal integra missão de manutenção da ordem em Timor
2006-05-31
Portugal decidiu enviar 120 militares da GNR para Timor-Leste, para manutenção da ordem pública e formação de forças de segurança, a pedido das autoridades de Díli. O Primeiro-Ministro sublinhou o carácter de verdadeira missão nacional, que tem o apoio de toda a comunidade portuguesa e que exprime a fidelidade de Portugal aos valores da Carta das Nações Unidas. O Governo tomou a decisão depois de ouvidos os partidos - que a apoiaram - e de obtido o aval das Nações Unidas - comunicado pelo seu Secretário-Geral ao PM -, tendo sempre mantido ao corrente o Presidente da República. A partir do momento em que Timor pediu o auxílio a Portugal, o Governo iniciou os preparativos operacionais para a missão e encetou diligências diplomáticas com a ONU e os países a quem Timor se dirigiu, e definiu, com Díli, os termos da missão. Dossier Timor-Leste
--------------------------------------------------------------------------------



Investimento industrial virado para exportação
2006-05-18
O Conselho de Ministros aprovou dois contratos de investimento na indústria do papel. Um, de mais de 481 milhões de euros, destina-se à construção de uma fábrica da mais moderna tecnologia, para produção de papel fino não revestido, com uma capacidade instalada não inferior a 500.000 toneladas/ano, que criará 180 empregos directos em Setúbal, e que exportará 90% da produção. O outro, de 189 milhões de euros, destina-se a modernizar a produção de pasta de papel na fábrica da Figueira da Foz, assegurando a manutenção de quase 800 postos de trabalho directos, e, também, em grande parte, direccionada para a exportação. No dia 11, aprovou igualmente um contrato de 76 milhões de euros para o relançamento e profunda modernização técnica e ambiental das actividades de extracção e beneficiação das pirites do complexo mineiro de Aljustrel, no Baixo Alentejo. O investimento criará 100 postos de trabalho directos e a produção de concentrados de zinco e chumbo será direccionada para a exportação, em condições competitivas internacionalmente.
--------------------------------------------------------------------------------



PM encara futuro da Europa «com optimismo»
2006-05-08
O «maior desafio» da Europa é «conquistar a adesão dos cidadãos», disse o Primeiro-Ministro no seminário do Dia da Europa. José Sócrates apontou três respostas: uma «agenda europeia que se concentre em efectivamente procurar responder às preocupações dos cidadãos» (crescimento económico e emprego, segurança, acções concretas); «mecanismos de aproximação democrática entre as políticas europeias e os cidadãos»; e necessidade de «as lideranças políticas valorizarem as conquistas e o espírito europeu». Em 22 de Maio, o PM recebeu o Presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso, para um almoço de trabalho no âmbito da preparação da Presidência portuguesa da União Europeia, no segundo semestre de 2007, após a alemã e antes da eslovena.
--------------------------------------------------------------------------------



Requalificar competências de um milhão de portugueses
2006-05-31
O Primeiro-Ministro presidiu ao lançamento de 122 novos centros de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC), no quadro da iniciativa Novas Oportunidades. José Sócrates disse que o aumento da qualificação dos portugueses é a grande batalha do Governo - porque é o factor que mais condiciona o desenvolvimento do país. O Governo pretende envolver, até 2010, cerca de um milhão de cidadãos e criar 500 centros de RVCC, destinados a certificar competências adquiridas por trabalhadores ao longo da sua vida profissional, equiparando-as a graus de escolaridade. O PM criticou o sistema educativo fechado e arrogante, que despreza as competências adquiridas ao longo da vida. Perante o facto de apenas 1/4 da população ter habilitações equivalente ao 12º ano de escolaridades, é dever do Estado dar oportunidades para que cada cidadão possa realizar o seu potencial.
--------------------------------------------------------------------------------



Programa Escolhas renovado até 2009
2006-05-25
O Conselho de Ministros renovou o Programa Escolhas, criado em 2001, de forma a concretizar dois eixos prioritários das políticas sociais: a igualdade de oportunidades e a coesão social. A renovação, para o período de 2007 a 2009, prevê a duplicação do investimento e do número de projectos de inclusão social de crianças e jovens de contextos socioeconómicos vulneráveis e em risco de exclusão social e cultural, particularmente descendentes de imigrantes e minorias étnicas. As áreas prioritárias são: promoção do sucesso escolar, apoio à educação formal e não formal, orientação para formação profissional, combate à infoexclusão, acesso ao emprego e envolvimento dos familiares no acompanhamento do processo de desenvolvimento das crianças e jovens.
--------------------------------------------------------------------------------



Diário da República electrónico com acesso gratuito
2006-05-04
O Conselho de Ministros aprovou o Programa Legislar Melhor que integra um conjunto de diplomas que simplificam e tornam mais transparente o procedimento legislativo, com vista a melhorar a qualidade dos actos aprovados pelo Governo, a desburocratizar o Estado e a facilitar a vida dos cidadãos e das empresas. É igualmente criado o sistema de certificação electrónica do Estado, que permitirá a realização de transacções electrónicas seguras, a autenticação forte e a adopção da assinatura electrónica qualificada, com vista à implementação do e-governement. Torna-se universal e gratuito o acesso à edição electrónica do Diário da República, que passa a ter valor jurídico pleno.

Anonymous said...

atão repaziada,
tamos á espera de noticias actualizadas da região.
ouvi pr'aí dezer c'as festas vão ser de arromba!
agente quer é ver os foxtroti enquanto enburcamos uma pela goela abaxo.
só tá mal uma cousa: é na dexerem a rapaziada brincar até o sol nascer sem ter á perna aqueles senhores de boina na cabeça que vem lá da CEE

Anonymous said...

caramelaige bejam lá isso dos dicionáires cainda gastam muita papel e lá de bão o resto dos pinhêros. Nã seria melhor espatar uma palavra em cada tampa de mine? Assim a malta fazia culessão comós cromos da bola.
Adeus rapaziada e já cumpraram as roupas nobas prás FESTAS? No Toine Brinca já lá bi a nova culessão de piúgas, truçes e popelines, tudo de categoria!
K

Chapa said...

biba a FLC!

Anonymous said...

ando na escola e gostaria de saber onde posso adquirir um meio-bidon

Anonymous said...

Sou um caramelo historiador e bou escreber a história dos caramelos. Preciso de informações par mim.
Onde as posso arranjar?

Anonymous said...

gostava de saber undék posse ver o cartaz deste ano du pateo caramelo, pk gostei munto de andar ah garrea o ano passado a ouvir musica romantica dos ferro e fogo.
intéi

Anonymous said...

disseram-me que podia aqui falar à vontade, mesmo sem saber se sou caramelo ou não
é verdade que os caramelos são extraterrestres?

Anonymous said...

onde posso levar o meu canídeo raça coelhera caramela à bacina, sem ter de pagar aos beterinários da capetal?

Anonymous said...

Desculpem-me não saber falar caramelo, mas apesar de ser de cá não sou de raça - sou um híbrido: um pinhalnovense. E venho queixar-me em português de Portugal e não no regionalismo da caramelândia. Ora aí vai.

Raios os partam mais ao raio do foguetório e da música pimpa !!! Aliás, o foguetório, o cheiro a polvo assado que leva o pessoal até à infância, as farturas,os carroceis e os carrinhos de choque na Feira de MAIO (estamos agora em Junho, certo?)... até são tradição por cá, mas a cambada barulhenta esquece-se que há putos a estudar para exames, que há pessoal que gosta de estar sossegado em casa, que há pessoas que trabalham por turnos e têm direito a dormir numa terra onde não moram os "reis" da festas.
Pois é: já viram que nenhum dos "reis" da festa mora por aqui, no meio do arraial que eles montaram, sem perguntarem se alguém queria ter festa dentro de casa !
Sim, porque no campo onde eles moram não há barulho que chegue e o trânsito também não os enlouquece, pois devem 'tar d férias, tipo palmelão pelas Festas das Vindimas - conhecem o género? Pois, o género que os caramelos tanto criticam...
10 dias : tão contentes os pinhalnovenses com esta extraordinária prova de desenvolvimento local expressa em tempo de barulho ?
Façam lá uma sondagem para verem, façam ... mas divulguem bem a existência da sondagem, e sem que a Comisson de Festas possa interferir, claro !!!
Tanta coisa útil por fazer e o dinheiro que se gasta em festarolas tipo "Festa das Vindimas", onde supostamente o povo se diverte imenso, a aundar rua-abaixo, rua-acima...É uma animação durante 10 dias !
É "muita cultural" esta coisa de fazer barulho à porta dos vizinhos... cultural, simpático e caramelo certamente...
Pão e Circo (neste caso, futebol) Já me esquecia: também neste país em crise - além de festas e sopa caramela (resultado de uma originalíssima receita alentejano-beirã) o povo também tem desfiles militares à Estado Novo ! O povo é que manda ! O povo é que escolhe ! Vivó Povo ! E cada povo tem o que merece !
Há por aí algum pinhalnovense ou só há caramelos nesta terra ??
Pois, é que além de caramelos (que são aliás gente simples, trabalhadora e simpática)também há outras gentes nesta terra: os tais híbridos - os pinhalnovenses. Coisa estranha ?? Mas é assim ou não é ?
Qual é a diferença entre caramelo e pinhalnovense ?
Façam um inquérito aqui no blog - é uma sugestão ! - mas divulguem-no bem, para haver muitas respostas, tá bem ?
O que é um pinhalnovense ?
Suponho que seja um misto de algarvio, beirão, alentejano, ribatejanos talvez vão mais para a Moita (não sei)... com muito tempo de aldeia/vila de Pinhal Novo e sem terra; bom às vezes com um canteirinho - uns vasos - pras flores, salsa e coentros.
Mai nada: nã tem churrasco, nã tem laranjeiras nem pereiras, nem casota pro cão no quintal, num um hectare de terra por lavrar à volta. Tem uma varandinha e, nas traseiras e na frente, mais uns prédios com uns vizinhos iguais. Mas o diabo do pinhalnovense até gosta de aqui viver, porque a terra é simpática, tem bons equipamentos culturais e desportivos - digam lá o que disserem os cromos do costume; tem bons acessos, é pacata, ainda há muitos vizinhos que se conhecem (para o bem e para o mal, mas é bom identificarmos pessoas na rua e vê-las crescer e envelhecer - é ou não e?)...
Por isto tudo, será que não há ninguém que não perceba que esta coisa dos 10 dias é uma grande palermice, inventada por pessoal que gosta de se exibir uns quantos dais por ano! isto é para ser maior que a palermice palmeloa ?! E Touradas aqui ? Mas não chega as que há na moita, montijo e alcochete ? Tem de haver aqui porquê ? É símbolo de desenvolvimento a tourada ? Façam largadas - sejam genuinos !!! Qualquer dia os ranchos folclóricos dançam sevilhanas também, não ?? É uma tradição caramela, será?
Na verdade o bom desta terra, com ou sem Festa, é ainda se conseguir respirar, é ainda se conseguir ver o por-do-sol na planície (mas está quase a desaparecer: com o desenvolvimento da construção civil na "urbanização do ex-Garcia" é um instante enquanto o que resta de paisagem natural se vai; a seguir ao palmeiral novo devem vir os camelos...), poder andar na rua sem problemas (ainda na maioria das vezes), ir comer uns caracóis ao Costa Bar, em sossego, com os amigos, haver alegria na rua com boa música e espectáculos que - parece - este ano não há € para fazer... Pois há crise !... só não há crise para desfiles militares, aumento dos dias de barulho e € para pagar a artistas da moda para actuarem por quanto ? Alguém perguntou ? Alguém sabe ? Alguém disse ? Quem pagou ? Os do costume - nós !!! Certamente estamos enganados - não somos nós: deve ser a cambra, a junta e os milhares de patrocinadores benévolos que só existem nesta terra durante as festas - devem vir de férias nesta altura, deve se isso... No resto ano a cambra e a junta é que pagam tudo... e não há oposição, claro ! Agora a oposição até acha que a cambra não dá dinheiro que chegue ao associativismo !!! Pasme-se: onde isto chegou !!! A ideia não é poupar ? Poupe-se mas não nas festas, claro !! O pessoal de cá tem de ser igual aos outros todos: da moita, d'alcochete, d'aldeia galega... todos iguaizinhos no que há de menos bom ! Estamos felizes ? N´sós cá em cada não - seremos os únicos ???!!! Duvidamos !!!
Sejam felizes, mas não imponham a todos as vaidades que têm !!! Qualquer dia ainda querem também um dia de folga em Pinhal Novo, como há na cambra - e depois não querem que se diga mal dos funcionários públicos !!!
Divirtam-se, mas não incomodem ! Temos direito a ser pinhalnovenses sem sermos caramelos ou não ?

Anonymous said...

Atéquemfim cos pinhalnovenses botam a palabra!
Pensem nisto se faz xavor.

Anonymous said...

Desculpem-me não saber falar caramelo, mas apesar de ser de cá não sou de raça - sou um híbrido: um pinhalnovense. E venho queixar-me em português de Portugal e não no regionalismo da caramelândia. Ora aí vai.

Raios os partam mais ao raio do foguetório e da música pimpa !!! Aliás, o foguetório, o cheiro a polvo assado que leva o pessoal até à infância, as farturas,os carroceis e os carrinhos de choque na Feira de MAIO (estamos agora em Junho, certo?)... até são tradição por cá, mas a cambada barulhenta esquece-se que há putos a estudar para exames, que há pessoal que gosta de estar sossegado em casa, que há pessoas que trabalham por turnos e têm direito a dormir numa terra onde não moram os "reis" da festas.
Pois é: já viram que nenhum dos "reis" da festa mora por aqui, no meio do arraial que eles montaram, sem perguntarem se alguém queria ter festa dentro de casa !
Sim, porque no campo onde eles moram não há barulho que chegue e o trânsito também não os enlouquece, pois devem 'tar d férias, tipo palmelão pelas Festas das Vindimas - conhecem o género? Pois, o género que os caramelos tanto criticam...
10 dias : tão contentes os pinhalnovenses com esta extraordinária prova de desenvolvimento local expressa em tempo de barulho ?
Façam lá uma sondagem para verem, façam ... mas divulguem bem a existência da sondagem, e sem que a Comisson de Festas possa interferir, claro !!!
Tanta coisa útil por fazer e o dinheiro que se gasta em festarolas tipo "Festa das Vindimas", onde supostamente o povo se diverte imenso, a aundar rua-abaixo, rua-acima...É uma animação durante 10 dias !
É "muita cultural" esta coisa de fazer barulho à porta dos vizinhos... cultural, simpático e caramelo certamente...
Pão e Circo (neste caso, futebol) Já me esquecia: também neste país em crise - além de festas e sopa caramela (resultado de uma originalíssima receita alentejano-beirã) o povo também tem desfiles militares à Estado Novo ! O povo é que manda ! O povo é que escolhe ! Vivó Povo ! E cada povo tem o que merece !
Há por aí algum pinhalnovense ou só há caramelos nesta terra ??
Pois, é que além de caramelos (que são aliás gente simples, trabalhadora e simpática)também há outras gentes nesta terra: os tais híbridos - os pinhalnovenses. Coisa estranha ?? Mas é assim ou não é ?
Qual é a diferença entre caramelo e pinhalnovense ?
Façam um inquérito aqui no blog - é uma sugestão ! - mas divulguem-no bem, para haver muitas respostas, tá bem ?
O que é um pinhalnovense ?
Suponho que seja um misto de algarvio, beirão, alentejano, ribatejanos talvez vão mais para a Moita (não sei)... com muito tempo de aldeia/vila de Pinhal Novo e sem terra; bom às vezes com um canteirinho - uns vasos - pras flores, salsa e coentros.
Mai nada: nã tem churrasco, nã tem laranjeiras nem pereiras, nem casota pro cão no quintal, num um hectare de terra por lavrar à volta. Tem uma varandinha e, nas traseiras e na frente, mais uns prédios com uns vizinhos iguais. Mas o diabo do pinhalnovense até gosta de aqui viver, porque a terra é simpática, tem bons equipamentos culturais e desportivos - digam lá o que disserem os cromos do costume; tem bons acessos, é pacata, ainda há muitos vizinhos que se conhecem (para o bem e para o mal, mas é bom identificarmos pessoas na rua e vê-las crescer e envelhecer - é ou não e?)...
Por isto tudo, será que não há ninguém que não perceba que esta coisa dos 10 dias é uma grande palermice, inventada por pessoal que gosta de se exibir uns quantos dais por ano! isto é para ser maior que a palermice palmeloa ?! E Touradas aqui ? Mas não chega as que há na moita, montijo e alcochete ? Tem de haver aqui porquê ? É símbolo de desenvolvimento a tourada ? Façam largadas - sejam genuinos !!! Qualquer dia os ranchos folclóricos dançam sevilhanas também, não ?? É uma tradição caramela, será?
Na verdade o bom desta terra, com ou sem Festa, é ainda se conseguir respirar, é ainda se conseguir ver o por-do-sol na planície (mas está quase a desaparecer: com o desenvolvimento da construção civil na "urbanização do ex-Garcia" é um instante enquanto o que resta de paisagem natural se vai; a seguir ao palmeiral novo devem vir os camelos...), poder andar na rua sem problemas (ainda na maioria das vezes), ir comer uns caracóis ao Costa Bar, em sossego, com os amigos, haver alegria na rua com boa música e espectáculos que - parece - este ano não há € para fazer... Pois há crise !... só não há crise para desfiles militares, aumento dos dias de barulho e € para pagar a artistas da moda para actuarem por quanto ? Alguém perguntou ? Alguém sabe ? Alguém disse ? Quem pagou ? Os do costume - nós !!! Certamente estamos enganados - não somos nós: deve ser a cambra, a junta e os milhares de patrocinadores benévolos que só existem nesta terra durante as festas - devem vir de férias nesta altura, deve se isso... No resto ano a cambra e a junta é que pagam tudo... e não há oposição, claro ! Agora a oposição até acha que a cambra não dá dinheiro que chegue ao associativismo !!! Pasme-se: onde isto chegou !!! A ideia não é poupar ? Poupe-se mas não nas festas, claro !! O pessoal de cá tem de ser igual aos outros todos: da moita, d'alcochete, d'aldeia galega... todos iguaizinhos no que há de menos bom ! Estamos felizes ? N´sós cá em cada não - seremos os únicos ???!!! Duvidamos !!!
Sejam felizes, mas não imponham a todos as vaidades que têm !!! Qualquer dia ainda querem também um dia de folga em Pinhal Novo, como há na cambra - e depois não querem que se diga mal dos funcionários públicos !!!
Divirtam-se, mas não incomodem ! Temos direito a ser pinhalnovenses sem sermos caramelos ou não ?