24.6.06

Touradas à caramela?

Realizou-se hoje a tourada na praça de touros desmontável instalada na capital caramela, Pinhal Novo.
A FLC, mais uma bez esteve presente, enviando três militantes disfarçados de vendedor de farturas, cobrador de cotas da S.F.U.A. e antigo utente da cantina da estação.
Desta bez, não hove traboada, o que permitiu a binda de inúmeras fragnetes e tractores, provenientes dos mais recônditos pontos do país caramelo (Vale da Vila, Lau, Palhota, Carreguera), para apoiarem a estreia da mais recente associação: Os Amigos da Festa Brava, ou mais vulgarmente conhecidos por grupo de forcados de Pinhal Novo. Todos queriam incentibar estes “homes balentes, caramelos atei à ponta das unhas dos pézes”, como nos afirmou Joquim Esparverádo do Lau (nome falso), que preferiu o anonimato, não sabemos bem porquê.
No entanto, não podemos deixar de referir que no meio de toda esta festa, à porta da praça de touros, uma só pessoa manifestava de forma bravia e corajosa o seu desagrado e descuntentamento com o espectáculo que ia presenciar. Ostentava na mão direita um enorme cartaz, construído em sarrapilhera e cartões recolhidos no marcado mensal, onde se podia ler: “Dafendam o Porco caramelo-mirandês!”, enquanto que na outra mão tinha uma nabalhita, acabada hà pouco de cortar um chóriço casero, com a qual escarafunchaba agora, de forma graciosa, a sua orelha esquerda. O seu nome é Toino da Beiça Larga, um velho conhecido da F.L.C., e como se sabe defensor acérrimo da espécie suína caramela-mirandêsa. Este home mostrava-se indignado porque “Toradas aqui na caramelândia, só debiam ser feitas com a bicheza caramela-mirandêsa!. O toro nã nos diz raspeito, nas nos queiram dar idintidades ca gente nã somos. E olhe que o porco de quê falo chega bem ós 400 kilos e nã tem medo de andar à garreia com um toro, experimentem se bócês querem ber!”. Quando nos afastamos ainda o ouvimos gritar:”E desafio os forcados a fazerem pegas a estes bichos, aí ei que eu bô ber o quei balintia! Biba o Porco Caramelo-Mirandês!”.
Por enquanto a F.L.C. abstêm-se de comentar esta manifestação, apenas adiantando que planeamos convidar Toino da Beiça Larga para uma futura entrabista de esclarecimento público deste assunto.
Intartanto gritemos todos com o Ti Toino da Beiça:

Viva o Porco Caramelo-Mirandês!

9 comments:

Anonymous said...

Não vos quero faltar ao respeito, mas a tourada foi dia 25!!!!
Nem imagino quão bebados (sem querer faltar ao respeito) vossas excelências estariam para escreverema uma crónica de uma tourada que ainda não se teria realizado.

Anonymous said...

eu cá já peguei um porco caramelo-mirandês pelas orelhas e olhem que na foi nada fácil. A nabalhita na espetava e a coentrada também na ajudou nada.
Tive de ir ao satélite desbrabar uns bons túbaros de porco caramelo mirândês, essa raça tão nobre e também tão escassa...
A toirada vi-a de cima da ponte e foi um espectáculo boinito de se ver...tanta gente a espatar uns ferros na lombera do pobre animal!
sangue, sangue, sangue!!!
Viva a era medieval!

Anonymous said...

como a toirada foi boinita de se ver, e como continuamos com uma tradição arcaica, e duvidosa caramela, nada melhor que os Ervas Daninhas dedicarem uma musiquita também arcaica, chamada "quero-te picar":

ohohohoh quero-te picar
ohohohoh quero-te picar

Anda cá cavaleiro quero-te picar,
anda cá bandarilheiro, quero-te picar,
anda cá que eu tenho dois cornos,
anda cá que vou fazer-te sangrar...

ohohohoh quero-te picar
ohohohoh quero-te picar

pardais ó ninho

Anonymous said...

Degradante, no mínimo. A realização de touradas no Pinhal Novo só me enche de vergonha quando tenho de mencionar o nome da localidade onde vivo. Quando essa prática horrenda deveria ser banida dos locais onde é habitualmente realizada, inicia-se a sua exploração no Pinhal Novo. Mau demais para ser verdade.

Anonymous said...

"Ferir animais para mero entretenimento é algo da Idade Média".
A PETA (não é "peta") - People for the Ethical Treatment of Animals - promove uma "Largada Humana" em Pamplona.
Por cá, alguns ruminantes de duas patas promovem o inglório.
Qua tal para o ano copiarem os romanos....com uns leõezitos?

Anonymous said...

Onde é que escreveram isto???? Foi quando estavam no Mc Donalds???? ou a comer um franginho no churasco a um euro o quilo????

Anonymous said...

Eu tenho vergonha é da maiorias das pessoas que vivem no pinhal novo não sejam caramelas de verdade e apreciem a nossa tradição porque já vivo desde que nasci no PN e sempre ouve touradas largadas etc. Bimbos, lisboetas e outros vadios devem ir para a vossa terra.

Anonymous said...

desculpem,

censuraram o texto da tradição?

foram vocês (FLC) que o tiraram dos comemtários?

REspondam com sinceridade.....

Anonymous said...

desculpem a pergunta,

mas parerce que não houve censura

tudo na mesma FLC