14.8.06

Cantinho da nossa culinária

Nova rubrica da FLC destinada à mulher caramela, com dicas, sugestões e indicações sobre receitas culinárias tradicionais da nossa região, de Valdera às Lagameças, da Palhota ao Lau, de Vale da Vila à Lagoa da Palha e Pinhal Novo.

As leitoras poderão enviar-nos as suas receitas, opiniões ou simplesmente partilhar connosco o gosto pela nossa cozinha tradicional.

Espaço com a assinatura da Ti Grunhilda (antiga cozinheira do Café Satélite, especialista em túbaros de porco caramelo-mirandês).

"Queridas amigas! É cum muito gosto que início aqui esta noba rubrica. Os homes da FLC cunbidaram-me e eu acitei, pois acho que o lugar da mulher debe de ser na cozinha a fazer comida para o seu home e qualquer mulher caramela debe de ser balente a cozinhar e sou contra essas modernices de comida pronta e nã sei quei, que essas gaiatas de hoije im dia gostam de fazer. Um dia quis experimintar a ber se o mê home, o Jquim Impanturrado, gostaba e chamei um carro de praça pa ir à capital à cunpratiba (aprobeitei pois também já aquaise nã tinha sacos de plástico) e cumprei uma daquelas sopas quéi só botar áuga. Depois, boltei par casa e fiz a sopa e lebei ó home, que já taba com a galga e só fica satesfeito quando tá impanturrado, atei lhe botaram a alcunha, cú bardadero nome dele ei Joaquim Augadiço, mas lebei atão a sopa ó home e ele mal pôs a colher na boca, nã debe de ter gostado do sabor e com as duas mãos tombou a mesa de uma só bez, rebirando as gamelas e o tacho da sopa, foi tudo borda fora. Depois ainda puxou do cinto de pele de porco e deu-me um tareão balente. No final disse-me que nã queria dessas pandlerices de comida im casa, que temos porcos e horta e bicheza cum fartura pa fazer comida rija, para ele se impanturrar e arrotar no final (ei quando eu sei que ele se sente bem impanturrado).
Por isso tão a ber, na nha casa só entram produtos caseros da caramelândia, espero que bócês façam o mesmo, se nã sóberim onde cumprar bão à raforma agráira".

Atão aqui bai a receita de pudim casero caramelo, que nos foi inbiada pela Belarmina Inxaugada, da Lagoa da Palha:

Pudim casero caramelo

Ingredientes

2 dúzias de obos de galinhas caramelas
2 orelhas de porco (de preferência caramelo mirandês)
2 kilos de açucre
1 panela velha
1 gamela (pode ser o alguidar da roupa)
1 beteneira pequena
1 balde
1 escopo
1 frigorífico

Modo de preparação

Labe as orelhas de porco e lebe-as ó lume atei farberem. Odepois tire-as par fora e dê-as ó canito e guarde a gurdura quélas ditaram dentro dum balde e deixe o balde ó sol atei a gordura inrejar e secar.
Atire depois os óbos cum força par dentro da betonera e ponha-a a trabalhar, dixando misturar as gemas com as claras. Depois atire com o pacote de açucar lá par dentro tamém e repita o mesmo processo. Lembre-se que o açucar ei branco, por isso se incuntrar graínhas amarelas debem ser de restos de areia da batenera, mas nã se preocupe cum isso (ódepois nim se nota, os alarbes traçam tudo).
Quando tudo tiber bem mexido, baze o cunteúdo da batenera par dentro da panela e deixe ir ó lume atei cozer tudo bem. Ódepois, intorne tudo para dentro do alguidar e bá buscar o balde com a gordura das orelhas de porco. Com a ajuda do escopo, retire a gordura e coloque-a por cima do preparado do pudim. Bai depois ó fricorifico pa gelar 1 hora e fica bom.

Bom apetite e atéi prá semana!

40 comments:

Anonymous said...

este podim é do melhor, posso cumprubar, mas fica ainda melhor se lh'ajuntarmos os restitos das órelhas do pôrcu (que os canitos nã aproveitaram), fica assim estilo fruta caramelizada, que é fruta preferida dos Caramelos.
Eu cá fiquê cheia de vontadinha de arrainjar uma gaiata, só pa lhe poder botar o nome de Grunhilda, que espectáculo de nome bonito....

Anonymous said...

Isso é que são cunbersas.
Eu também fazia como o eMPANTURRADO SE A MINHA MULHER ME APARECESE com aquelas sopas instantanias, dava-lhe um tareao que ate andava de rojo.
Muito bem, e vou pedir para ela me fazer o podim, pois parece bom, mais uma vez a FLC de parabens.

Anonymous said...

Á pois, atão comam estas comezainas e biba o castrol e os paneus.
Opois qexem-se ao dôtor.
Inbentem maséi uma saladitas de caramelo "light" caté os homes Caramelos não se querem fêos!
K

Anonymous said...

boa noite pandleraige.
Pa mim ei uma mine.
Atão agora são raceitas balentes?
Esse pudim parece impanturar à parba, bou tintar fazer e buer umas mines pa ber se gosto
Bim agora da rega, o motor incrabou e tibe de tar a arranjar aquilo atei agora. Taba com a sede e despejei três grades de mines de uma assentada, agora pareço aparbalhado, mas bou sair pa ir à mercearia.
Bou na minha sach.
Alguém viu o Zei Ratoera?
Tá de férias? onde anda esse home?
Ó Zei, anda buer uma pago eu.

Anonymous said...

FLC do carago! issu éké cumbersa...cumidinha da boua! e doçaria? Será que sopa caramela com leite condensado podseri cosiderado subremesa hum?

Anonymous said...

ê pra mim quero três dúzias de pudim com intramiada!!!
Biba ó porco que deu as orelhas!

Anonymous said...

atao mas adonde ei que andam os homes daqui?

Anonymous said...

E um pudim de laranjas podres pós homes que pesam que mandam eim satúbal e que sasrebem a dubidar dos botos do pobo???

Anonymous said...

os hómes daqui do baldiu, empanturrarem-se tanto co pudim, catéi andem de caganêra todes parbos e nim buntade de bir ao belógue tenhem...
oubi dizer k bai abrir um Mc-Caramello além pos lados da palhota, com selada de orelha de porco caramelo mirandês e sopa caramela em pote de bárre.. éi berdade?

Anonymous said...

Antão tamos em greve de fomi ó quê! Mania cós caramelos têm dir pó Algarbe e deixar a malta aqui a espumar da boca até desfalecer...Bamos lá acabar cu'as férias.
Só a netíncia do Mc-Caramello m'alegrou o dia, agora bou meditar sobre a imenta quêde xquelheri pa m'impanturar purque ê tou munto magrinha....

Anonymous said...

Olá amigo(a).
Agora que fazes parte da familia Ervas Daninhas, convido-te a fazeres parte do

UNDER PUNK PARTY XI - Lotus Bar (Cascais)

2 Setembro - 22, 30h
- Ervas Daninhas
- Twelve 2 go
- All Simple Weapons

- Dj Billy

Vai haver surpresas e tu vais poder participar no movimento "Sementes da Desordem" e espalhar pelos jardins e quintais das Tias de Cascais a Erva Daninha, simbolo das coisas reais!!!

! www.myspace.com/ervasdaninhasz
http://myspace.com/twelve2go
http://myspace.com/allsimpleweapons
http://billy-news.blogspot.com/

Punk's Unidos Revolução
Ervas Daninhas crew

Anonymous said...

Bah caramelos e ibernar.
Só acordam ca fogetaige dos palmelões plas festas deles!!

Anonymous said...

inda 'tarão a fazer a digestão da orêlha ? Ó secalhar nã era orêlha de porco, era orêlha d'ilfante !
Foram à caça de gambuzinos, deram de trombas c'um il'fante e troxeram-no pa fazer uma sopinha caramela...agora primeiro que façam a digestão....

Anonymous said...

Atão mas tá tudo parbo ó queim?
Nã tá cá ninguém?
Queres ber que o esconderijo destes homes foi descoberto?
Ou então tá tudo de férias, nã se escreve nada por aqui, não há ninguém que meta isto na ordem?

Anonymous said...

ê cá começo a axar quisto aqui tem mão pámloa... andem paí milicias do castelo a sequestrar o pobo caramelo à má fila... aixo k vou arranjar aí os CarameloRangers pa irem lá rebolber aquela trepalhada toda.. é desta k as festas das bindimas acabam... bames masé lá a por de péi o pobo brabo, quisto assim n éi nada... porra.
Intéi

Anonymous said...

Uhmmm secahar foram atei Bilar de Perdizes pra berem nobas mezinhas cá pá caramelaige,tipo come ficar surdo dim todo e nem oubir o Toy nas Festas (marabilha!)

Anonymous said...

nim toine das mines... nim zé ratoera.. nim a presidenta ja ca bem ao belogue... começo a ficar preocupado cum estas comezaenas caramelas... ou será algum ingrediente a mais? será k o açucre era de qualidade? será que lhe meteram veneno pámlao?
é k um cumpadre andar a pudim caramelo 2 semanas, por munto bom k seja, faiz uma pessoa birar a tripa du abesso 3 bezes caté bai parba...
aixo k bou á fonte da vaca ao pao com xóriçe.. alguem quer?
intéi

Anonymous said...

Boa tarde ó pandleraige.
Pa mim ei uma mine.
Atão do que falam bócês? também eu nã sei dos homes, inda ontem bim buer umas mines aqui e tibe de tar seco que nim um parbo, pois nã hbaia ninguém.
Tamém nã sei do Zei Ratoera, esse home anda nã sei onde, e eu tenho-me dedicado à rega, e ao arranjo de motores de rega, sempre dá para comprar umas grades de mines.
Bou agora buer uma ali ó caféi, bou de menarda, que até o alcatrão fica nos pneus, bou buer umas e esperar pelos homes.

Anonymous said...

Pessoal, vão à loja do Gil das farinhas.
A loja é mesmo caramela.
Se és caramelo vai à loja das farinhas.
Eu sou caramelo, vou à loja do Gil das farinhas.

Anonymous said...

grande concerto dos ervas!
todos ao concerto!
não percam informação brevemente na vossa caixa de correio!
temos t-shirts para vender!
comam coiratos e oiçam ervas!

Anonymous said...

Bibó Gildasfarinhas, o ToineBrinca e a ReformAgrária.
E nada de mines que o binho ei qinduca.

Anonymous said...

o pudim ei bom, já prubei e atei comi mais.
Queremos mais reseitas deztas, pa gente comer aqui na caramelagem parba.
Sou da Palhota e aprendia agora a escrever no computador grasas a vóssés.
obrigado.

Anonymous said...

Olá.
Sou uma caramela da cidade e gosto dos centros comerciais.
Tenho lido o que a qui se escreve e tenho ficado a conhecer mais da cultura caramela.
Mas para mim, o homem caramelo continua a ser aquele de camisa aberta até abaixo.

Anonymous said...

Mau menina! Tamus aconfundindo o macho caramelo com o pinta chulo de Alfama?!? Ou será costume na vestimenta Palmeloa?!? Mau...
O qué isso de caramelo citadino? Bem, mas o quê qria dizêri era: £@§£§£€!! fechou o caféi na UDPalhota!! onde bamos ber a bola à pala?!?! Tenheste casu têmoso para resolveri! Peço ajuda à FLC e retante carameláge sobre sitos caramelos-puros para assistir à tvkaka!

Anonymous said...

Concordo ca caramelacitadina, pois o caramelo do séc.XXI veste camisa aos quadrados, aberta de modo a que se veja o fio de ouro com um crucifixo pendurado;usa cabelo cortado no mesmo barbeiro do Futre (lembram-se? cuto a frente e comprido atrás);também não dispensa relógio da candonga a imitar um rolex e uns óculos de sol transacionados com um Lelo do mercado de Pinhal Novo; calça de ganga, ténis e peuga branca...
Conduz fiat uno com um CD pendurado no espelho, forra o banco com o colete verde, tem um par de cornos (salve seja) no tebelier e espetou um autocolante da Penélope nas traseiras (mas não sabe que é de uma discoteca espanhola,mas dá pinta ao automóvel).
Fala alto e não dispensa linguagem vernacular.
Quem compra????
K

Anonymous said...

Setembro é o mês do recomeço. Após as férias regressam os dias cada vez mais curtos e temos menos tempo para demorar o olhar no pôr-do-sol. Sobem-se as golas a caminho do Outono que não tarda a chegar, com os ouriços das castanhas a tomarem a sua cor. Época de retorno ao trabalho, às aulas, aos projectos sonhados na pacatez do Verão.

Anonymous said...

Ó anónimo e caramela da cidade...que descrição éssa?!?!? Eu sou caramelo do séc xxi e na midentifico com essa indumentária. Bocemecês não andem a ouvir muitos fados do Rodrigo?!? Esse gajo não é caramelo, é alfacinha! Façam o trabalho de casa! E não obstante sermos labregos, a linguagem vernacular é em ultima instância pôrra!

Anonymous said...

Os Ervas Daninhas já tem disponível a 3ª edição d.i.y da Caixa "Sementes da Desordem", acompanhadas do livro pirata "Reconstruir o nosso mundo". A edição é limitada a 100 unidades numeradas à mão.
Tem um custo simbólico de 1 Euro (+ portes de envio).
Os interessados, deverão enviar e-mail com nome e morada para punkngil@netvisao.pt

leia mais em: http://www.myspace.com/ervasdaninhasz (blog)

Punk's Unidos - Revolução"

Obrigado

Anonymous said...

Ó menina da cidade, eu também concordo com o sr.lanho no lombo e sou um caramelo de agora e não uso fio ao pescoço nem sou um chunga de alfama.
Os caramelos de agora não tem motorizadas nem vão à loja dos caramelos comprar coisas. Vão aos centros comerciais e usam cosméticos.

Anonymous said...

Esta dos caramelos não percebi.
Então o que é um caramelo?!!

Anonymous said...

porra pa... caramelo da cidade?
mas quéssa porra?... tal tá a moenga hein... Caramelo que é caramelo, hóme brabiu de pelo na benta, é aquele que gosta é do campo, que cava 10 courelas de batata numa hora.. á mao... que bai ás compras ao mercado... nim ao pingo doce bai... vejam lá essas coisas que andem a dizere... aixo quisso é influencias das festas das bindimas... tá-bos a roer a caximónia... bai tudo corrido a jardas de flóber caté andem parbos...
e já agora.. quem é que paga a rodada de mines?

Anonymous said...

Cal festa das bindimas cal quei?!
Parece cus caramelos se ofenderam por se "berem retratados".
Prá próxima falo das caramelas.
E agora uma rodada de mines, pago eu, pra na me chamarim nomes fêos!
K

Anonymous said...

parecim parbos das ideias estes caramelos, atão se falam das caramelas pois falem dessas caramelas balentes.

Anonymous said...

tenho andado com umas âinças por causa das bindimas lá no Lau. atão na é que ma roubaram duas tinas de mosto de uva mijona?
tá tal a moenga hein!

Axpegix said...

Bamos lá a mexer os xispes e bater xiculate, que isto assim num anda pá frenti!

Anonymous said...

A malta palmeloa é quei parba ou nim pensa.
Atão nã é que tá tudo marafado, como se diz nos algarves, pruque nã vai haveri fogo no castelo e arredores?
Saquilo arde inda chêga à Palhota e nim quero pinsar, ardia-me a lêra de beldroegas!!!!
K

Anonymous said...

A malta palmeloa é quei parba ou nim pensa.
Atão nã é que tá tudo marafado, como se diz nos algarves, pruque nã vai haveri fogo no castelo e arredores?
Saquilo arde inda chêga à Palhota e nim quero pinsar, ardia-me a lêra de beldroegas!!!!
K

Anonymous said...

P... kaki bai uma açorda!!!

Anonymous said...

Tá têmoso hein?! Essa dos cosméticos...bem... A viage até ao Shópin às vezes lá terá que seri. O gásoil lá é mais barato e a carrinha na anda a tintos (u quéi uma pena...).

Anonymous said...

BONJOUR CARAMELOS
CARAMELO DE BORDEAUX