18.9.08

Notícias Populares assumem clandestinidade da FLC

É Quarta-feira, dia 17 de Setembro, os raios de sol atrabessam as ubas maduras como se fosse Domingo e os cachos pindurados nas parreiras ficam ainda mais doces à espera da bindima, porque a bindima caramela faz parte da natureza.
Entre os cachos oube-se o zumbido das abespas, e a brisa que espalha o cheiro do coirato a assar nos meio-bidons, vem do fundo do horizonte, das Festas da Moita.
Esta brutidade calma só poderia ser interrompida pelo guiso do cão do Manel Balbúrdio.
E foi isso que aconteceu.
O bicho chega em correria, esbaforido, trazendo um jornal inrolado na boca parando ao pé do chefe das milícias da FLC, um home importante que acabou de apanhar um cacho d’ubas de 3 quilos e alebanta-o em direcção ao Sol a dizer: “Tóóóó, se os Palmelões soubessim desta bruteza ficabam cheios de caspa e nunca mais fazim festas parbas”.
O canito gosta da cumbersa, abana o rabo e olha im direcção ao home com o jornal na boca. O home joga o cacho pró cesto, opois olha pró cão e arranca-lhe o jornal da boca. É o jornal Notícias Populares. O bicho fica com a língua de fora pró lado, a ofegar e a pingar cuspo, todo cuntente por ter feito a intrega.
O home lê o jornal pra toda a gente obir (o dedo aponta prás letras conforme bai lendo) e, só com a sua boz, vareja uma olibeira lá ao fundo, cheia de zitona:
- Pi-nhal No-bo na In-ter-ne-te. - O canito assenta-se na esperança de cumprinder…
- Hã?!! Frente de Libertação Caramela?!!! – O bicho fica na mesma sintado.
- Aaahhhh!!!! O que eles querim dzer cum esta cumbersa é que nã sabem quim samos - e lê : “nã se cu-nhe-ce o au-tor”.
E nisto atira à boca do canito um padaço de torresmo, que abala chirando novas notícias pela vinha afora.
O chefe olha prá bindima com o sintido de missão e a pensar “A FLC é como um patardo infiado nos intestinos dum porco, com o rastilho aceso”.

6 comments:

Anonymous said...

GRANDE NAÇÃO CARAMELA... é bom ver que nos levam a serio na nossa cultura caramela este ano, foi provavelmente por isso que o nosso presidente o senhor Álvaro Amaro mandou fazer aquela grande obra dedicada as culturas tradicionais, patrocinadas por os Bardoada – O Grupo do Sarrafo grande embaixadores da nossa grande nação caramela... viva os caramelos, e as nossas lindas e quintinhas caramelas

Anonymous said...

Por mais que tentem ignorar, cada vez mais se acentua a força da Nação Caramela, agora já virada para estas coisas da Internet.
Nunca despeguem da força brabia, da fé dos Círios, das mines com tremoços, das caneladas nos Palmelões e da velha zurrapa das uvas que não aproveitam e fazem a água-pé caramela.

ze ginja said...

opois de ler este escrito, intei fiquei com comicham nos olhos, nã cedam à preção dos pobos para que se çaiba qaim boçêzes sã.

Zé do Cão said...

ahahah. bocês dão cabo do mê umbigo. Só faço é rir. Porra bocês são demais.


Um abraço

Anonymous said...

eu apostava numa publicação com muitos dos ditos aqui transcritos... imortalizar esta cultura popular, uma vez que, pela evolução natural, este blog não durará para sempre... porém há a possibilidade de o seu conteúdo resistir para sempre. Por engraçado que agora possa ser, em seu tempo terá o seu valor, que, penso ser de estimar e preservar.
Pensem nisso.

Secretariado Caramelo said...

A FLC está em processo de libertação. Quando o pobo caramelo exprimir libremente a sua cultura, o libro dos nossos costumes será uma obra de referência prás escolas.