25.3.11

Magazine Caramelo das Lutas e Garreias im jaral

Como é sabido, o espécime caramelo é dado (aprecia, lambe os beiços) de forma libre e selvagem a todas as formas de lutas e punhada recreatiba, sendo mesmo considerado o único povo do mundo livre com capacidade para organizar debates-garreia, com alguns participantes a andarem de rojo pelo chão, e odepois no final anda la mais eu buer umas mines que na se passou nada.

Este Magazine surge assim como uma necessidade de dar vazão a esta energia reibindicatiba que nos faz ter buntade de esgrabatar o chão e e de dar punhadas no peito como o Tarzan e a sua macaca.

Nesta primeira edição queremos dar boz (e olhos e orelhas e tudo) ao recentemente criado MRF (Movimento dos Revivalistas Ferroviários).

Este grupo de antigos ferroviários e utentes da CP tem como lemas „par trás ei que caminho” e„intigamente ei quera bom”.

Na última reunião do grupo (com cerca de 30 membros reunidos clandestinamente dentro da Torre da Estação de Pinhal Novo), ficaram deliberadas em acta, as seguintes reivindicações:

1- Imediata reposição da barbearia debaixo do tanque da auga;

2- Imediata e incondicional reposição da automotora para Vendas Novas (pelo menos uma vez por dia);

3- Imediata e incondicional reposição do Comboio Correio, com figurantes do Teatro ATA a fazerem de tropas a dormir esticados nos bancos, ocupando assim quase todas as carruagens, fazendo com que o utente caramelo tenha que ir apanhar o comboio ao Barreiro se quiser viajar assintado;

4- Imediata reposição da Cantina Bar da Estação, com sandes de queijo a cagulo e venda livre de navalhas de bolso, a abrir todos os dias pelas 6h da manha;

5- Imediata reposição dos atrasos de uma ou ate mesmo (porque não?!) duas horas no Sotavento -Rápido do Algarve (deixando também de se chamar InterCidades), proporcionando assim belos convívios espontâneos enquanto se espera pelo mesmo;

Nas palavras do presidente do MRF, Catarino da Ferrovia (antigo factor da CP), „isto é só o começo, pois queremos mudar cumpletamente a forma com se olha para o cabalo de ferro hoije im dia. Chega de modernismos e de ideias parbas de andar pa frente, cada bez mais depressa. Se tão com pressa bão de avião. Pa trás mija a burra e sempre conseguiu puxar a carroça!.

Em relação as reivindicações, diz ainda (enquanto olha para um poster com o rápido do Algarve de 1980 a chegar ao Pinhal Nobo) „queremos ficar conhecidos como „um grupo que gosta de ber passar os comboios, im cunbersa amena, sim garreias”, mas se ninguém atinder as nossas reivindicações, se acharim que as nossas ideias parbas, secalhar vão ficar a conhecer a parte mais selbaige deste grupo, ai vão, vão....”, sem querer revelar ainda o que pensam fazer.

Este Magazine das Garreias pode também ser fotocopiado gratuitamente na Junta de Freguesia da Capital e terá uma regularidade mensal.

Por isso, tu que és jobe ou belho, home ou mulher, se tens algum grupo reibindicatibo e achas ca coisa tem trambelho, ou mesmo tu sozinho, se tens nas tuas ideias de garrear cuntra alguma coisa, escrebe pá gente que depois damos boz á tua luta.

A quem Garreia

na lhe fazem a teia

(provérbio antigo da Lagoa da Palha)


8 comments:

Anonymous said...

Sou de Pinhal Novo ha pouco tempo mas gosto muito do que leio neste blogue!
Devem haver mais movimentos assim tambem acho que todos teem pressa, mas deverimos andar mais devagar, porque temos na mania que queremos fazer tudo rapido, mas depois andamos sempre com pressa e sem tempo para nada. Apoio este grupo dos comboios!!!

julio do Lau said...

malta parba!!!
belo texto sobre os caramelos. Andam na punhada uns com os outros e depois bebem mines!!!
Gente assim nunca vi!!!

Anonymous said...

ehehehe!
Dizem que o pinhal novo foi criado pelos ferroviarios, esta gente que andou para trabalhar na via.
Mas deviam dar mais estudos sobre isto, sobre a historia dos caramelos.
O qhe acham?

Anonymous said...

E dos comunas, o que se diz?
Ninguem conta as historias deles?
Muito a dizer, porque o povo apesar de dominado, deve se revoltar.

Lionel, o ordenhador said...

Eu faço parte dessa comitiba caramela e adianto aqui segunda mão (a primeira tem uma mine):
1- queremos atibar a linha da jardia já! Aquelas paraiges im forma de paraige da carreira nã têm trambelho nenhum senão para fazer um sombreiro para o ervedo que vai nascendo e opois dá muito trabalho ao pessoal da junta.
Na atibação da linha, é importante que ela passe no meio da largada, e no meio da estrada da sul ponte. Há tempos espatamos lá uns semáfros pa avisar que a linha vai andar lebar caramelos ao forum-montijo e boltar, mas parece que já nã há cumboios como intigamente.

2- bamos caramelizar a estação actual e bamos forrá-la toda cum azulejos ilustratibos de histórias e mitos caramelos dúbidosos. A dubida, como se sabe, é importante na atibidade do pinsamento uma bez que desimbolbe frutíferos debates-garreia e aliciantes frases tais como: " nã és home nã és nada se nã subires á torre com uma mine na mão" (nesta questiona-se a existência humana quando o ser contempla o horizonte alentejano de cima de uma torre com uma mine na mão) ou; "quim tem razão sou eu ou lebas uma punhada, atão na bez que o home tá ali a coiso" (esta levanta a dúvida do debate-garreia numa situação presencial do "coiso" - "coiso" termo filosófico-caramelo definido na "grande enciclopédia de Filosofia e neo-Semiologia Caramela". Assim cum uma estação moderna mas forrada a azulejos históricos o cumbibio é mais agradábel e o Pinhal Nobo fica mai lindo.

Biba o Caramelo,
Biba a Estação.

Abaixo o Modelo,
Abaixo telebisão.

Toino Escalracho said...

Estou dacordo com todos menos com o Anonymous (ca nome mais parbo! ospois volta pra dezer outras coisas parbas!), isso dandar a "apoiar grupo de comboios" deve estar mal explicado, nã há aqui nenhuns comboios e ainda menos em grupos. Essa dos grupos nã é de caramelo. Caramelo sá papa caramelas, mas, uma de cada bez.
Caramelo gosta é de ber passar os comboios...

Anonymous said...

Esse tal Lionel, o que ordenha, tem boas ideias, porque deve ser o presidente dos ferroviarios, porque fala tanto e diz coisas que os outros ouvem. Porque se assim fala, devemos ouvilo.
Viva os caramelos!!!!!

Anonymous said...

Eu cá pra eu acho que se tem que reactibar o comboio pá jardia mas com a carruage-bar do rápido pó algarbe agarrada que é pa irmos buer umas mines de trás pa frente e de frente pa trás e opois até faço o passe!