18.6.11

AS FESTAS CARAMELAS 2011



Como toda a gente sabe, a FLC é o órgão máximo que luta pela defesa da cultura caramela. Por isso, dado o extenso pugrama das Festas do Pinhal Nobo, os nossos delegados encartados lebaram a cabo a maior campanha para aferir os índices de caramelidade implicados na grande manifestação caramela de índole festiba. A quantidade de informação encriptada foi tal, que os nossos técnicos lebaram uma semana a chigar a um consenso (por isso é que só agora foi publicado). E como é que isto foi feito?

Numa entrebista secreta do jornal “O-Diário-Que-Só-Sai-Uma-Bez-Por-Semana” explica como tudo foi feito:

"

Estagiário de Jornlista (EJ) - Atão explique lá à gente comé fizeram pra saber os índices de caramelização nas festas?

FLC – Oh, foi canja.

EJE opois?

FLC – Opois, im primeiro lugar, a gente sulfatou as festas todas com um químico que muda de cheiro conforme os índices de caramelização.

EJE opois?

FLC – Opois as amostras eram lebadas por pombo-correio-rápido para os nossos laboratóiros cediados no nosso quartel im parte incerta.

EJE opois?

FLC – Opois essas amostras eram introduzidas numa máquina de costura imprestada pa ti Losalinda da Peúga. Daquelas máquinas que trabalham com os chispes do operador a dar a dar, a dar a dar.

EJE opois?

FLC – Opois essa máquina estaba atada a uma caçadeira altomática que por sua bez disparaba contra um placar do Orçamento do Fundos Europeus para o projecto do TGV.

EJE opois?

FLC – Opois os nossos técnicos encartados, acompanhados por canzoada, iam interpretar o placar crabejado de chumbo, e a partir daí descodificabam os resultados.

EJE opois?

FCL – Opois badamerda prá intarbista!"


Esclarecidos dos métodos utilizados, uma semana depois a FLC lançou finalmente fumo branco, saído dum meio-bidom com um tapete de inarmiadas na grelha. Assim, o maior índice de caramelidade registou-se no momento em que o boi de 400 quilos, das largadas de Sábado, em plena soltura, aproximou os cornos a uns escassos centímetros do home brabio que estaba tranquilamente a birar os coiratos no meio-bidom em brasa. O diálogo destemido entre o home brabio e o bicho desenvolto atingiu o pico máximo de caramelidade nunca antes documentado. Tal cumbersa representa a re-emancipação da cultura caramela perante as forças opressoras do resto do mundo. Apresentamos aqui um padaço do diálogo (a tradução dos dizeres do boi, foi feita por ganadeiros especializados da FLC):

BichoO qué k tájaí a fajêr?... Olha que lebas uma cornadadita! - disse ele num tom acriançado.

Home Brabio ao Fogareiro – Tóóóó, tu bai marrar mazé as nalgas da tu tia!

BichoOh, nã gosto nada!

Home Brabio ao fogareiro – Ah nã gostas?!!! Atão bai fscar o tabuleiro do pão, que tás a inxotar a clientela. Bá lá, faz qualquer coisa ca trupe tá toda a fugir prós carrosseis.

BichoOh, nã gosto nada! Posso trazer, na ponta dos cornos, uma dúzia de testículos aí dos matulões que tão a fugir de mim?

Home Brabio ao Fogareiro – Bem, isso já é outra cumbersa! Trata lá disso que os coiratos tão-se-me a acabar. - disse ele com a nabalhita em tom a meaçador.



Dito isto, o resto já toda a gente sabe. Portanto, ao contrário do prebisto, este ano, o ponto mais alto das festas não foi o patardo final, lá no céu, a arrebintar as tripas da bia láctea, foi sim este momento de intimidade entre o home e a fera que consagrou a nossa caramelidade e o sintido das festibidades. Além disso, este ano nã hoube patardo final, mas sim uma espécie de fogo-de-charco que nada tem a ber com os nossa identidade (a prática mais parecida é a rara forma de pescar pardelhas à bomba). Para o ano, em bez de fazerem fogo-de-charco, a FLC está a preparar o maior espectáculo de fogo-de-retrete. O fogo-de-retrete tem sido o mais esquecido mas também o mais típico, especialmente no dia seguinte, quando o home e a mulher brabia comem um panelão de sopa caramela amais uma barrigada de sardinhas, binho e mines a granel. Hoije ainda se acredita que o fogo-de-retrete é um dos costumes mais ostracizados da nação caramela, porque as facções palmelonas mais eruditas, insistem em rejeitar a nossa identidade obrigando o pobo a uma pirotecnia recalcada e silenciosa de Salão-de-chá. Para o ano a sessão de fogo-de-retrete, promovida pela FLC, bai puxar pelo físico dos mais balentes. Será ainda um evento clandestino, colectibo e ao ar libre, sem qualquer despesa para o contribuinte. O ebento só será solene quando o fogo-de-retrete representar uma das mais escancaradas, ensurdecedoras e genuínas manifestações da cultura popular caramela, com patardos monumentais, rabichas e repuchos de tirar o fêlego a qualquer um.

Uma outra obra que a FLC bai fazer é acrescentar ao coreto mais sete andares, pra infiar lá dentro toda a Orquestra de Guitarras da SFUA. É que o concerto desta maltezaria toda, no palco grande, não tebe os resultados desejábeis, nem fez juz à nossa cultura local.

Muito mais poderiamos falar sobre os índices de caramelidade, como por exemples o passeio de pasteleiras, a sopa caramela, os Balha ca carroça, os delegados da FLC enbergando uma camisola verde a dzer “PINHAL NOVO - CAPITAL DA NAÇÃO CARAMELA”, o Pátio Caramelo e muito mais... mas isso fica pró ano.




Até lá, o que interessa é a precura da nossa berdade e do êxtase popular, o resto é cumbersa.

33 comments:

Arnaldo Bidon said...

Acho bem que façam que as nossas festas sejam mais Caramelas, temos que criar ainda uma identidade Cultural muito mais forte, e não é só se aproveitar que o FLC anda por ai a defender o real caramelo para que os senhores das festas se aproveitem de essas ideias e as metam no politicamente correcto... viva a Caramelandia, nação soa me muito fascista... e nos é de liberdade e de alegrias doidas e parvas e com muita convivência entre vizinhos que queremos o nosso mundo Caramelo....
Arnaldo

Um cá dos nossos said...

Balentes bubaderas nestas festividades
biba binho da Cascalheira do Tomé para os lados de aquele supermercado que não é um modelo de tradição Caramela.
A sopa Caramela, muita mais ao fim da noite.
Biva a gente, viva os Bizinhos, Bamos mas é todos para as erbas daninhas do jardim comer ao som dos bailha com a carroça, e para a digestão nada melhor que bailhar sobre a bala da Salgueirinha
Biva o presidente que é do venfica mesmo chamando-se Lagarto grande Caramelo
Biva tinto, Biva o vranco, cheio é que é….

KIm PrIsu said...
This comment has been removed by the author.
Anonymous said...

Mas que corja barulhenta nestas festas que me parece muito mais uma feira de tudo se vende de que um convívio entre Caramelos
Esquecem-se que há miúdos a estudar para provas e exames, que há gente que gosta de estar tranquilos em casa, que há pessoas que laboram por turnos e têm direito a dormir numa terra onde não habitam os "senhores" das festas ou lá muito longe do centro.
Esta mania de fazer barulho à porta dos vizinhos... dizem que é cultural, agradável e rebuçado decididamente...
Pão e toirada, neste país em crise o povo também tem desfiles militares à Estado Novo só que é mostrado em palhaçada… mas o que quer o povo ele que escolhe e o povo tem o que merece… um povo que gosta tanto da sua terra que tem de ir para fora para poder viver e trazer algum para que os senhores das festas se encham os bolsos… miséria

joão sem cão said...

É pá pensava que já não se bebem mines por aqui. Só vinho da cascalheira.

Anonymous said...

o CEGONHA está de parabéns - grande presidente. Mais um ano, mais um sucesso. Continua a encher te os bolso é menos que vai para o FMI

Anonymous said...

Olá
Vivo perto das festas,
Tenho uma filha pequena, a sogra que é doente eu mesmo ando deprimido e tomo algo para dormir, as festas aqui um autentico inferno á porta
Nunca fiz protesto, tenho medo de vir a sofrer represálias.
Não sei o que fazer nos dias das festas e ando quase no final do desespero. Então que a lei diz:
<< Artigo 10.o
Ruído de vizinhança
1 — Quando uma situação seja susceptível de constituir
ruído de vizinhança, os interessados têm a faculdade
de apresentar queixas às autoridades policiais da
área.

2 — Sempre que o ruído for produzido no período
nocturno, as autoridades policiais ordenam à pessoa ou
pessoas que estiverem na sua origem a adopção das
medidas adequadas para fazer cessar, de imediato, a
incomodidade do ruído produzido.

3 — Se o ruído de vizinhança ocorrer no período
diurno, as autoridades policiais notificam a pessoa ou
pessoas que estiverem na sua origem para, em prazo
determinado, cessar as acções que estão na sua origem
ou tomar as medidas necessárias para que cesse a incomodidade
do ruído produzido.>>
obrigado por me deixarem dizer a minha opinião....

Anonymous said...

Pois para mim as festas devem de ser festas, com barulho e tudo e oenso que os politicos devem de ser a parte menos ligada a tudo isto e que quem fala mal das festas devia de ser chamado a dizer os seus argumentos. O povo esteve bem e contente e a crise bebeu vinho, por isso seja, caramelos e bem o vinho que aqui se produz e deixem-se de politicas.

Paulito do mrpp said...

E o fogo rijo?!!! E os Sirios?!!!Continuo a discordar de quem organiza estas festas, porque parece que teem vergonha dos habitos caramelos. Viva a FLC por ter os homens a verificar os indices. Porque isto parece umas festas a esquecerem-se dos caramelos. Os balha na qualquer coisa e a flc sim, lutam pelos caramelos. O resto parece-me tacho e comunas.

Toino das Mines said...

Bom dia pandleraige!
Pa mim uma balente mine.
Falam das Festas? Aqui o Toino gostou muito das Festas. Bui mines e grades que pinsaba que ia acabar com as reserbas de cerbeja e bi as caramelas todas imbonecadas a passear pela rua e oferecilhes mines e elas bueram! E depois andei de motorizada. E agora bou ber o motor de rega, parece que incrabou. E depois bou buer uma grade, hoje bui apenas meia grade. Bou agora. Alguem biu o Zei Ratoera Sem Mola?

Idoma da Caramelandia said...

sim as festas têm de ser Caramelas ou isto nã é a caramelandia, está capital devia ter mais cores, a caramela é doce lembrem-se falta por ai cultivar as couves para que a sopa não acabe antes do fim, nã se preocupem os bombeiros regam-as.....

Macho Pedrado Pena Branca said...

um poema para as doces caramela é que se fala de vinho de mines de barulho de associações de guitarristas sem carroça, e mesmo pouco de pouco de mulheres então decidi de lhe escrever um poema desculpem se não está em caramelo puro, mas nesta terra caramela também se fala Lusitano aqui vai.

A Caramela doce aguilhoa um fogo activo
Êxtases amorosos
Imaginações abafadas em silêncio
Mel no seu fluxo
Festas
Provadas em propagandas
Chochos
Desembaraçados que se trocam
Canastros
Que se cruzam
Sentimentalidades
A fina-flor de sola
Com vigor
Suplica
Na associação
Abafam por ser acessíveis
Cortiços afastados
Chegadas Caramelas
No avizinhado abraçado
Doces reclames
O bem-estar desleixa-se
Doidice
Fogo
Ninharia
Abrasamento em meio bidon
Inadvertida
Nesse momento
Macho Pedrado pena branca

Helder Camacho said...

agora tamvém escrebem poemas parece que estamos na escola... é pa acaba hoje...pelo menos é o que me disse o peu puto, mas fazei bem de falar das Caramelas Doces, é berdade hoje já não são peludas e de vigode como no tempo antes do faz o que queres os que cá ficam que paguem... hoje vão ao varveiro, é mas uma colmeia porque aqui a (Maria Caramela) de casa ela diz que lhe arrancam os pintelhos com cera... muito mais doces as Caramelas, e labam se, já se podem provar... e o verão é mesmo o ideal....sem ela não a festa do Pinhal Novo nem Caramelo.... isso é que é uma Berdade

Anonymous said...

Gostaria de saber se existe alguma competência nos serviços de reclamações, porque já se parecem como a maioria dos que propõem, que repete uma multidão de vezes os mesmos programas e as mesmas barracas, e não encaminham em nada de novo.

Anonymous said...

??????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????

Inacio do Partido said...

Estas festas estão cada bez mais fortes, e bejam como a cultura caramela está im grande. Perdoem se desacertado estou, mas o desfile faz a Festa, gosto muito de ber. Quem fala para fazer prejuízo como este de cima, deve emudecer e deixa o cortejo desaparecer. Todos travalham muito para que as festas se efectuem. Viva as Festas! As Caramelas ajudam muito, nã dizer maldades.

Ana Dias said...

Boa tarde, sou uma caramela mesmo pura. Nasci e cresci na Palhota e vivo agora no Pinhal Novo. Sou professora e leio regularmente este blog. Aconselho sempre o vosso blog a todas as colegas e cada vez mais pessoas olham para a flc. Muitos comentarios que aqui aparecem desvirtuam o conceito deste blog, mas o que interessa mesmo relaciona-se com os textos e esses merecem toda a nossa cultura. Gosto tambem de os mostrar aos meus alunos. Gostava de saber quem escreve estes textos para o convidar para a sala de aula. Obrigado.

Secretariado Caramelo said...

Cara cidadona caramela Ana Dias, sabemos que a FLC tem cumprido a sua missão pela cultura caramela, caté já há duas teses de mestrado que estudaram o nosso trabalho libertador. No intanto, deribado às forças opressoras amerinacas, chinesas, russas e resto da europa (que teimam em incutir as suas culturas no nosso territóiro como quem obriga um sapo a fumar um charuto até arrebintar), a gente samos obrigados a trabalhar na clandestinidade. Assim, se formes dar aulas à caramelaige mais noba, só se for de truces, e com um saco de plástico da compratiba infiado pa cabeça, amais um gorro feito pas agulhas da Ti Natalina do Didal. De qualquer forma a FLC fica cuntente com o combite e a luta continua. Obrigado.

Anonymous said...

O ou os que escrevem a FLC deveriam de se de candidatar a presidentes dos caramelos, para ver se isto era mesmo caramelo, mas deixem o Lagarto como presidente, eles de deviam mas era candidatar-se a presidentes das Festas, para ver se aquilo era mesmo caramelo. Sou caramelo, como a sra que escreveu aqui e teve honras de resposta da FLC e tambem acho que isto que se escreve aqui eleva o orgulho. Antigamente gozavam comigo por ser caramelo, quando vinha com as minhas botas caneleiras e com as unhas xujas, mas agora todos querem ser caramelos, mesmo quem de caramelo tem a ponta do cabelo. Por isso caramelos, a Festa deve ser nossa. E eu sou caramelo mesmo, e quem quiser que diga o oposto, porque antes gozavam comigo na escola, os professores incluidos, por trocar o b pelo v, agora leio isto e rio-me porque todos querem ser como eu!

Anonymous said...

As festas pertencem a um grupo de elementos que com isso querem iludir o povo e dar-lhe vinho e coiratos. E a cultura??!!! Isso deve ser coisa de parvos. Assim os caramelos ficam contentes e votam neles.

Maria das Trindades said...

Uma amiga de uma amiga, mas que não é minha amiga, disse-lhe que "Deveriam, era, transformar o Clube numa fábrica de doces Caramelo!". Que isso é que faz falta à Caramelandia.
Ora cá está! Davam-se empregos às pessoas e desenvolvia-se a Caramelandia.
Na sua desarmante simplicidade... aqui está a solução para o problema da Caramelandia. Os baldios transformados numa quinta para todos, rapidamente é que dizem que isto vai mal.. Mas uma fábrica de uma marca própria de mines Caramelas que é isso que cá se precisa é com todas as que bebe o Tonio não se precisava mais de outra indústria se todos os que se dizem Caramelos bebessem por igual. É preciso ideias para isso se transformar numa Caramelandia, os turistas vinham do mundo só para provar os nossos caramelos, e andar numa festas das mines Caramela sem fim… isso é que era fazer a Cultura Caramela dar dinheiro. Viva os doces Caramelos

Victor Casmura said...

Eu debia ser entrebistado, tenho muito a contar dos anos a biber aqui na capital Caramela, do que sei dos clãs das festas reinantes e câmara, porque não fazer uma conferência com pessoas polémicas.
Podiam fazer as festas na bala da Salguerinha, assim os voi podia deitar os forcados para a água, riamos muito mais….
As festas da nossa nação caramela, reclamam ser libres de bir prós jornais como festa Caramela e não como festas do Pinhal novo que essas são um vendeiro marcado com muita propaganda….

Anonymous said...

Concordo com a Tridade e com o Casmurro, isto das Festas pertence a poucos, ou seja o dinheiro das festas vai para o boldo de alguns e outros ficam a buer e comer a dizer viva a camera e outras coisas. E a ideia da vala seria bom, para rirmos i amandar os forcados com os bois para esses lados. Mas afinal quem manda nas festas? Os caramelos?Quem souber responder...

Zé Manel said...

As coridas de toiros devem ser mesmo feitos na moda Caramela e de as fazer na vala da Salgueirinha é uma boa proposta de fazer rir os vizinhos caramelos.
Os senhores que pensam que mandam por aqui devem procurar que sejam feitas mais coisas culturais com o selo Caramelo.
E os senhores que querem dominar o pensamento dos caramelos deviam também apoiar a música dos caramelos, mas se querem beber cerveja bebam, mas bebem é vinho da quinta da Cascalheira isso é que é ser Caramelo ainda que não se crio uma marca própria de cerveja Caramela, que a cultura fique forte, mas se os senhores querem mandar em tudo, os caramelos devem revoltar-se contra a estas festas que a meu ver tem pouco de caramelo e como já foi dito por ai é mais uma grande feira tipo marcado.

Vitorino said...

taba capaz de compor
um berso as doces caramelas
pois eu daqui cum a flober
acerto na cigonha se nã faz mais caramelo nas festas

sou do lado de lá da bala assim podia ber as corridas e rir
e tamvém sei como bersificar
sou um caramelo beiculado
que aqui bim descansar, mas as festas confeccionam muito varulho

PauloTramoço said...

os hómes daqui do baldiu, empanturrarem-se tanto co a sopa Caramela com selada de orelha de porco caramelo mirandês e o binho da quinta cascalheira, catéi andem de caganêra todes parbos, éi berdade? bibam as festas Caramelas

é Pa de cá said...

Olá amigues. Bocês sabem por que se fazer muito barrulho nas festas é para afastar o mau-olhado-palmelão. É cus gajos olham muito lá de cima para nós e só debe ser coisa ruim...Já tentei cuns Chocalhos das minhas obelas e nada...debiam era conbidar os Ervas Daninhas e os shivers e outos efazer aqui um grande ajuntamento de curandeiros garganteais e ainda fazer mais barrulho que os palmeloes ficam arastados e nã nos deitem o mau olhado … se nã porrada

Mariana Caramela said...

Esta população da Caramelandia, deve ser condescendente apoia as manifestações dos trabalhadores e do FIG e mostrar aqueles que nos governam em Palmela que todos os Caramelos podem se reunir este fim-de-semana em frente aquela Gigantona de ferro, o melhor é trazer o pão e os coiratos e uma boa pinga e assim manifestar ao som dos tambores, e que os Carroças venham nos fazer bailhar isso é mesmo uma nova forma para manifestar a nossa alegria de ser Caramelos. E que os nossos lideres do castelo que nos mandem os seus tachos e que os dêem ao povo com as sardinhas e o vinho e assim ficamos contentes, e o vinho local avoluma e todos engolem e merendam e os Caramelos na segunda voltam ao trabalho galhofeiros.

Armando dos Ratos said...

Concordo com este senhor, venham os tachos com sardinhas e coirato, que a festa se faz na estatua de ferro e o baile seja mais caramelo e todos se revejam na identidade do povo em liberdade mas sem comunismos nem totalitarismos!

Anonymous said...

Os dos comunas deviam mas era dar o dinheiro ao povo e o povo organizar a sua festa com vinho e queijo e tocadores e os dos bonecos a tocarem e bebermos sem fotografias e dizerem que os da camera organizam as coisas para o povo, acho eu, que a festa seja dos caramelos.

Zé das Hortaliças said...

queria fazer uma pergunta a está malta Caramela... estas Festas do FIG são ela Caramelas.... para isso penso que faltava la um meio bidon Popular onde cada um pudesse assar o que bem lhe apetecer trazido de casa.... e vi que não havia vinho da cascalheira isso é um grande erro....é que é preciso fazer consumo ao produto local para sair-mos de esta crise dos marcados estrangeiros e do FMI...

Francisco Vulcão said...

O FIG foi privatizado pela Câmara Palmelona. A camara é dona do fig. Quando o FIG era caramelo, era de todos e todos faziam mais... era bem diferente.

Anonymous said...

Esses comunas ainda não compreenderam, dizem serre para o povo e o que querem é sempre controlar o povo, devem é ter ido a escola do Estaline...