27.8.11

Notícias breves da Caramelândia

Agosto ei o mês em que os caramelos vão a banhos, o mês da ocupação libre e selbaige de selhas, alguidares, tanques de roupa, tanques da água, valas, charcos e todo o tipo de basilhame que cumporte liquido augativo e que tenha tamanho suficiente para que um home, se não se puder apragar todo lá par dentro, pelo menos possa descalçar as peúgas e infiar os chispes de molho.

Mesmo assim a máquina caramela da FLC não pára e, oleada a mines, melancia e tinto da região, bai olserbando o que de melhor acuntece na nosso territóiro.

Bejam lá atão:

Novo espaço gastronómico na Caramelândia

Ei já amanhã a inauguração do novo restaurante “Intulha-te atei Arrebintares”, situado no Lau, em frente da Loja da Ti Balbina dos Pitromaxs. Este restaurante, com assinatura de design caramelo contemporâneo, pretende satisfazer o gosto de requinte dos caramelos mais exigentes ao mesmo tempo que faz a fusão entre uma cozinha tradicional caramela e o que de mais moderno possa haber. Assim, o restaurante foi instalado num antigo local de criação de porcos e as mesas são mesmo dentro das pocilgas, com palha no chão para que, quim quiser, possa comer deitado. Outra nobidade sao os talheres, onde facas e garfos foram trocados por colheres de pedreiro e utensílios parecidos. De realçar que alguns dos antigos porcos que habitavam este local, se recusaram a sair e por isso ainda se encontram lá e circulam alegremente pelo meio dos clientes, criando uma simpática e familiar atmosfera. Este novo espaço da gastronomia caramela apresenta também nobidades para almoços e jantares de grupos, onde há a possibilidade de comerem todos da mesma gamela. Como diz o dono deste estabelecimento, “aqui pagam 7 euritos e comem atei arrebintar, atéi a pele da barriga nã poder esticar mais e das duas uma, ou rabentam como os balões dos gaiatos no Marcado, ou se não, ei porque ainda há espaço para mais uma colherada de intulho de coiratos!”.

Outro aspecto importante, ei que estará sempre á porta uma ambulância dos bumberos, pronta a lebar vítimas de arrebentamento por alarvidade comensal.

Alguns dos magníficos pratos que aqui se podem experimentar:

– intulho de coiratos com côida de pão duro;

– panelada de grão com cabeça de vaca;

– Chispalhada à moda do Albino Abrutalhad;

– Arroz de feijão com orelha de porco caramelo-mirandez (servido dentro de um carro de mão);

- Intarmiada com pão cum manteiga dos dois lados;

Concentração de canzoada de raça coelhera

(dia 9 de Setembro, 16h00)

Como se sabe a raça coelhera é a única raça canina estritamente caramela e tem como imagens de marca viver dentro de um bidon, estar atado a uma árvore e traçar as sobras dentro de tachos e panelas velhas. Outro sinal de marca, á o orgulho do seu dono-home caramelo que quando com ele vem á cidade caramela, usa um cordel como trela. Este cão caramelo também tem a característica de se ingalfinhar facilmente à barduada com outros canitos (que por sua vez também estão presos com trelas de corda que os ligam a donos brabios), o que cria bonitos efeitos de homes e canzoada tudo inliado nos cordéis e da rojo uns por cima dos outros.

No entanto, as concentrações espontâneas desta nobre espécie e todo o folclore a elas associado, terminou quando acabou a vacina gratuita da Câmara Municipal de Palmela, no antigo Matadouro Municipal. Por isso, esta primeira concentração pretende fazer com que não se perca esse hábito dos homes trazerem o seu canito a passear uma bez por ano à Capital Caramela, Pinhal Nobo, e todos possam ber a brabeza desta bicheza malina, que ei a canzoada de raça coelhera.

Associado a este evento está também a criação da Orquesta Sinfónica de Canzoada do Mi-dia, onde se espera reunir cerca de duzentos canitos brabios a uibarem à sirene do meio dia! A concentração vai ser no Largo José Maria dos Santos, no próximo fim de semana e é organizada pelo G.A.C.R.C.C. (Grupo dos Amigos da Canzoada de Raça Coelhera Caramela).

Bem e participa! Traz o teu canito!

(Bai haber almoçarada pós donos para que depois haja restos pa dar a canzoada).

Formação em Grafite inbertido

(dia 3 de Setembro, das 12h00 as 19h00)

Interessante formação para jobens caramelos (e canalha em geral) nesta nova técnica de grafite urbano e semi-rural. Consiste em se utilizar cal, trinchas e pincéis de escoba grossa, caiando com vigorosos movimentos, por cima dos gatafunhos-parbos dos grafites tradicionais. O resultado final são belas paredes brancas caiado-grafitadas por jobens artistas, nobos balores da caiação caramela. Se és um jobem com gosto pela pintura e pelo grafite-parbo, bem aprender esta nova técnica monocromática (só com uma cor, a da cal, ta bisto).

A cal e os pincéis são oferecidos na formação. A formação decorrerá nas paredes do túnel que passa debaixo da linha, perto da cunpratiba e do Clube Desportibo Pinhalnobense e é patrocinada pela Junta de Freguesia de Pinhal Novo.

Bem Caio-grafitar mais a gente!

6 comments:

Anonymous said...

Eu tou a banhos dentro do tanque de lavar a roupa!
Quero ir a esse restaurante, parece muito bom.

Toino das Mines said...

Bom dia pandleraige!
Pa mim saia uma mine.
Muito bom esse restaurante, mas tamem gosto da bacina da canzoada e bou-me inscrever no garfite, que gosto muito de pintar e acho que tenho jeito para as pinturas. Mas gosto muito das mines e por isso gasto o dinheiro todo em grades e depois para tintas, esquece. Mas se oferecem a cal e pinceis, aqui o Toino bai caiar e buer mines ao mesmo tempo. A Junta tamem oferece as mines? Bou agora regar e depois buer mais sete grades.
Biram o Zei Ratoera???
Bou agora.

Anonymous said...

tavam de ferias!!!??? a ver se escrevem mais coisas por aqui, porque os comunas controlam tudo menos a flc!!!!!!
e eu sou dos que votam sempre nos mesmos, mas sei que isto pertence a meia duzia de senhores que mandam no povo.

Portugal é do povo said...

eu sou do povo e nem o fmi manda em mim,ainda menos os comunas porque isso dos governantes é tudo escumalha, mesmo o Alberto não vai para a prisão... gastam gastam em estradas e o povo vive em caixotes, o que é preciso é uma revolução do povo todo sem Partidos....

Anonymous said...

é pá e preciso gastar dinheiro, consumir para haver trabalho para todos isso é que é, o Toino ele é que sabe consumir, mine a trás de mine, isso dá trabalho ao povo que precisa de estar ocupado, se não anda por ai a comer moscas

musquito do campo said...

moscas é o que vamos a comer, e que há uns que dizem que o pior está para vir....a mistura com umas mines pode ser que seja bom quem sabe também a os caracóis.... e a horta Caramela não se esqueçam