23.12.11

MAIS UM EPISOIDE DE COIRATOS CUM AÇORDA

a nobela da tarde totalmente garriada em caramelo moderno

Episoido especial de Natal

Início de Inverno na Caramelândia, as folhas das árvores ainda caem em alguns locais, o sol a meio-gás bronzeia suavemente o lombo dos porcos caramelo-mirandeses que vagueiam nos campos em busca de traçantes que ingordem e façam os seus donos orgulhosos na hora da matança.

Albino Chispalhudo ta im casa. Olha cuntemplativo para a árvore de Natal que a sua mulher acabou de decorar com algodão e rabuçados de mentol. Lembra-se do seu tempo de gaiato, quando esperaba pelo Pai Natal e ia apanhar pinheiros selbaiges no campo. Dócil como um barrasco capado, senta-se no sofá enquanto a sua mulher lhe massaija os chispes com criolina e augardente noba. Ligam a telebisão. Bai começar mais um episóido dos Coiratos com Açorda, a sua nobela preferida (neste episóido o realizador inspirou-se na bonecaige Russa que biu a ciganaige a bender no marcado e decidiu pôr o Chispalhudo a ber a sua própria nobela, um dentro da outra, um abanço notável na ficção caramela).

Na telebisão aparece um grande plano do interior do Café Lua Cheia Aparbalhada, bendo-se uma árvore de Natal ao fundo com as luzinhas a piscar e o balcão todo decorado com fitinhas brilhantes. Dois homes entram, encostam o bracito ao balcão e pedem duas medias de forma iducada “bá lá ber atão o do costume, já cá debia era de estar!”. (Chispalhudo reconhece-os: “olha, são o Toinito da Sibéria e o Custódio da Siderurgia Nacional!”). Depois do primeiro gole procuram um tema de conversa, ao mesmo tempo que afastam as moscas que andam de bolta dos tremoços cum sal (a câmera segue-as dando imagens bertiginosas). A meio da quarta golada, um diz que o mundo ei grande como uma melancia do Manel Leitero e o outro responde com um sintético “tás parbo”. (O Chispalhudo ri-se mais a mulher, que aproveita para lhe agarrar os pés e cortar as unhas).

Calam-se durante cinco minutos, na bela observação abistada da neta da Ti Juila Alinhavada, que bem lá ao longe e daqui a nada bai passar im frente ao café. Depois da pariga passar, o outro diz que o verão este ano foi no outono, como se as porcas parissem patos e o outro responde novamente “tás parbo”. Opois, um diz que as laranjas da Cunpratiba ei que eram boas, o outro gosta mais das dos Retornados, que o Lau ei mais intigo que a Palhota, o outro responde que os morteros do Cirios da Atalaia boam mais alto que os foguetões dos amaricanos e o outro diz que os amaricanos se ca biessem só gostabam do Cafei Amerca (café América) e o outro diz que eles já andem por aí, só nã bê quim ei parbo. (O Chispalhudo inerba-se, concorda com o verão, mas diz que as laranjas melhores são as do InterMache e a mulher diz que os foguetões ei que aboam mais alto que os morteros. Começam os dois também a garrear, ele a espernear e ela de gazua eim punho a ber ser lhe corta as unhas dos chispes).

„Dizem que agora bai muita malta par fora, pó estrangeiro. "Pá donde? Pa Palmela?; não parbo, memo pa fora, muito par lá da Caramelândia.; Só espero que o nosso parsidente, o Lagarto também nã comece a dizer que a gente tem de emigrar. O outro: pois ei, o mundo ei grande. O outro: Nã ei tão grande como a Lua ou como o Sol. Sim, mas ei redondo. Ei. E pode-se dar a bolta. Pode-se, concorda o outro. E pa dar a bolta bai-se por li (aponta lá par fora, na direcção donde beio a a neta da Ti Juila Alinhavada). Não, pa dar a bolta bai-se por lá (aponta na direcção da casa do Toino Labagante). Não, por li. Não, por lá. Ei por qui! Ei por lá! Na ei! Ei! Na ei! Ei! Na ei! Ei! Por qui!!! Por lá!!! Tás parbo!!! Olha que alebazias, ai lebas lebas!!!" (entra uma música de ferrinhos e som de trela de cão a bater em chapas, a qual cria grande tensão). "Bai uma aposta? Ah ateimas?!!! Sim, ateimo, queres apostar?!! Bamos apostar! Mas primero bamos buer mais uma. Pitroila, bá lá ber mai duas meidas, pá gente buer e adepois se a gente desaparecer diz que um dia boltamos e bai pondo a mesa porque quim ganhar paga a almoçarada e as grades de mines que os homes quiserem buer. E podes dzer quei bar aberto atei a gente regressar." A Pitroila olha descunfiada para eles, ao mesmo tempo que serve a buída e pargunta: atão mas bão adonde?. Respondem os dois ao mesmo tempo: “Bamos dar a bolta ao Mundo, mas na bamos um mais o outro. Um bai por qui, outro bai por li. E bamos a ber quim tem razão!!!!”.

Assintados, Toinito da Sibéria e Custódio da Siderurgia Nacional bebem as duas medias em silêncio, pinsando já na biajem. Odepois levantam-se pedem mais duas, pa lebarem no caminho e arrancam cada um pa seu lado. (Chispalhudo olha pá televisão quase siderado, ei um episodio de grande suspanse. A mulher bai fazer o jantar e cuntinuar a labuta das filhoses. Na mesa vê-se a sopa de intulho begetal em grande plano e duas fatias de pão cum manteiga dos dois lados (para criar habitos de boa comida aos espectadores da nobela). Da cozinha ainda diz “atão e tu nã apareceste neste episoido?!! Agora só te botam a ber os outros na tua nobela?!!”

E agora??? Será que o Toinito da Sibéria e o Custódio da Siderurgia Nacional bão mesmo dar a bolta ao mundo??? Ou bão mas ei ó cafei Capuchinho e ó depois ó Tascão e ó depois ó Cafe América? Ou só inbentaram isto porque na são parbos e bão-se mascarar de Pai Natal Caramelo (que este ano tá ainda em fase experimental) e na querem que ninguém descunfie que são eles???

Não percam os próximos episóidos desta nobela, que ei tão boa como a sopa caramela!!!

A FLC deseja a todos um balente Natal!!!

11 comments:

Zé do Cão said...

Para todos os naturais da Grande Nação Caramela, aqui vai o meu abraço fraterno e votos de um Ano Novo Cheio de coisas Boas.

zé sem cão said...

Bom ano, que a malta caramela se ajunte e que a horta se faça.... e que assim é que la vamos todos os caramelos sem partidos contra o governo central.... sejam alegres isso é bom remédio para começar este ano novo 2012 que não acaba é que não a dinheiro para o evento do fim do mundo mas ver se temos coragem para o fim de esta falsa democracia.... maravilhoso ano a festejar com vinho da Cascalheira

Lara Raquel Caldeira Ferraz said...

COMUNICO no ano 2012 não vou participar mais em nenhuma manifestação, apenas vou aderir à REVOLUÇÃO, à DESOBEDIÊNCIA.

Joaquim Silva said...

BASTONÁRIO DA ORDEM DOS MAFIOSOS PREOCUPADO COM A FALTA DE DEONTOLOGIA DOS NOVOS GANGS (do nosso enviado na Sícilia) D. Corleone anda muito angustiado com a total falta de escrúpulos dos actuais mafiosos. Segundo o «Padrinho» já não há decência nem vergonha, nem honra. E no entanto - sublinha - os actuais mafiosos têm todas as condições para praticar crimes sem uso de violência excessiva. «Não é como no meu tempo, que tínhamos de enfrentar a Polícia, os Juízes e as Leis, que eram de facto feitas contra nós e não a nosso favor, como hoje em dia» - queixou-se- «os actuais mafiosos roubam com a ajuda de várias instituições, da própria bófia, daí não compreender tanta violência gratuita. Antigamente, antes de matarmos alguém, fazíamos-lhe uma proposta irrecusável, Agora já não há dessas gentilezas, basta ver o sô Duarte Lima, que depois de se ter aboletado com 40 e tal milhões do BPN, fez o que fez por causa de uns míseros 5 milhões! quando soube disto fiquei doente: como havemos de recuperar o nosso bom nome com gente assim?»-desabafou! Mas não é tudo: também nos velhos tempos -continuou - roubávamos, traficávamos e matávamos com farturinha, mas não entrávamos casa adentro dos miseráveis para lhes roubar o pouco que tinham, não roubávamos doces nem prendas de Natal às criancinhas e não íamos roubar para a estrada com o sofisticadíssimo método das portagens electrónicas! . Mas sobretudo, não ofendíamos as vítimas, chamando-lhes nomes feios: depená-los já parecia castigo suficiente, não precisávamos de nos armar em superiores chamando-lhes «mandriões» ou gente de vida fácil, ou privilegiados, mesmo que tivessem emprego fixo! Sinceramente, estou muito desiludido com a nova geração de Mafiosos, acho que vou demitir-me das minhas funções de bastonário, não estou para ver o meu nome arrastado na lama, bolas!»-concluiu pesaroso!

Hugo said...

Está nobela de Coiratos com Açorda esta me agradar muito... nas hortas sambem podia-mos criar muitos porcos, assim sempre temos carne para assar nas nossas grandes jantaradas

António Borges said...

Muito bem haja a todos os Caramelos e Caramelas, pela vossa simpatia e amizade...
Espero vos encontrar em 2012, sorrindo de bem para a vida...
E com muita vontade de Continuar a Luta contra a todos os Partidos que só fazem de nos roubar ...
Prometo levantar a minha taça de vinho da Cascalheira, fechar os olhos, sorrir, e fazer um desejo, um só desejo, que na Primavera haja uma Revolução, afim de instaurar de vez, a Dignidade Perdida! da nossa nação Caramela...

Desejo um Excelente 2012... a todos vós...

Um abraço forte, fraterno do tamanho da Caramelandia!...

Anonymous Caramelo said...

Caramelos separados perdemos!... Juntos e Unidos Vencemos a Revolução!
Implementar a Dignidade de uma vez por todas!
Lutar contra as elites! Que dominam o povo! Através de diferentes meios!
Ignorância e Medo!... Da TV e Jornais! Dos Partidos e Bancos!
Solução só tem uma... Primavera Revolução!
Caramelos até lá seremos os ponta de lança, provocando, partilhando através da net e das Hortas, mostrando aqui, a corrupção e os crimes, que acontecem, dos quais somos todos vitimas!
Por isso devemos continuar a provocar, a despertar a partilhar, até que a revolução aconteça de maneira consciente e individualmente, sem violência, mas com um único propósito... implementar a Dignidade de uma vez por todas... e a Revolução é o único meio!

António Borges said...

Caramelos Vamos ver a longo prazo... não a curto prazo...
Foi sempre o problemas do povos! Devido a falta de conhecimento!
Enquanto isso as elites ocupam posições a Longo Prazo!
Treinam seus Filhos para Ocupar Posições Chaves na Sociedade!
O exemplo dos filhos das elites, de geração após geração, se assumirem como Políticos,e tomarem constantemente o controle dos países!

As poucas vezes que perderam o seu controle inventaram falsas revoluções... Leiam a história! A elite, esses os aristocratas, sem humanismo Algum, Matam, Torturam, Levaram Milhões de Seres Humanos de diversas as Raças a Morte...

E quem sempre Executou esses crimes... Quem? Os Estupidificados filhos da plebe... do povo ignorante e manipulado!

Para calar e adormecer as mentes da plebe.. com toda a sua astucia ,mais uma vez deixam alguns plebeus, serem eleitos para se exibirem ao lado dos seus mestres ( os Filhos da Elite) nas bancadas da Assembleia da República, pobres deles que ainda acreditam que podem fazer a diferença, sentadinhos ali, dias e anos a fio, cumprindo ordens de seus mestres, fazendo meros servicinhos, e se alguns deles se atrevem a por em causa algo no grupo parlamentar, é esmagado, expulso... Por isso o Porco foi vendido...

Qual é o milionários que está Preso? Qual é o Politico que está Preso?

Preso está o Pobre! O trabalhador! O sábio! Aquele que sabe pensar!

TUDO TEM QUE MUDAR... TUDO... E DE VEZ!...

Até Quando?... Primavera Revolução... é a Solução!

Manuel Monte cá da casa said...

Na Caramelândia, é bom o inverno quando se faz a matança dos porcos caramelo-mirandeses. Gosto muito de essa festa onde todos os amigos Caramelos se juntam para matar o porco, provar um bocado a volta de um bom copo de vinho do Tomé, é pena que seja proibido, e que tenha-mos de fazer a matança as escondidas, os do poder também queriam um quarto do porco, mas nunca chegam cá para lhe dar as couves da horta para comer.... mas nos continua-mos na clandestinidade, e eles nunca levarem uma morcela dos nossos porcos caramelo-mirandeses, é preciso que eles os encontrem....

Maria Teresa said...

Quando é que se faz uma sessão de assinaturas com os heróis da nobela "COIRATOS CUM AÇORDA", dos quais gosto muito, gostaba que escrevessem o nome nas minhas belhas cuecas, quando leio isto esqueço tudo mesmo os políticos e a propaganda dos malandros dizendo que tudo bai mal.... muito ovrigado FLC se organizam esse ebento. veijos a todos os Caramelos

Anonymous said...

Boa noite aos caramelos!!!Um bom ano para todos os que lutam pela nossa cultura. Gosto de ver que por aqui se fazem boas propostas, como os porcos e isso tudo. Deviam colocar a FLC a governar-nos fora da clandestinidade para ver se iamos para a frente que esta crise parece ser sempre para os mesmos.