13.12.11

O Pai Natal Caramelo

Está escrito na Bíblia Caramela que Deus só infiou as mãos na massa pra fazer a espécie caramelosapiens, depois de ter criado o porco os pardais e a geada do Lau. Com uma massa especial, Deus criou então o Caramelo, esperando que este mamífero, dotado duma imbocadura extraordinária pró binho e mines bem como uma apetência voraz por toicinho e coiratos, biesse a dar ao mundo artefactos como o fogareiro, a nabalhita, o sarilho, a flober, a gamela e muitas outras coisas de interesse. E assim aconteceu imediatamente após 60 mil anos de gerações cada bez mais espertas e sequiosas. Mas o que Deus não esperaba (e isso está escrito) era que o Caramelo nunca se desse ao trabalho de inbentar um Pai Natal feito à sua imagem e fitio. Na berdade, na época de introduzir um Pai Natal no meio ambiente, o caramelo foi enganado pelas culturas aparbalhadas da américa e, claro está, adoptou (sem querer) o Pai Natal mais parbo que existe: a figura criada prá Coca-Cola (que é uma buida que serbe só pra arrotar e deixa um home bruto, tal e qual, como se nã tibesse buído nada!). Este Pai Natal de traje bermelho foi desenhado pelo cámone Haddon Sundblom em 1931.

No intanto a FLC nã aceita esta cultura inchertada no interior do nosso território e foi cumprir o que está nos testamentos Bíblia Caramela: versículo 123698: Não tenhas, pois, o teu Pai Natal por filho de cámónes parbos; porque dessa figura nascem meus cuidados e para o termo do meu desgosto terá o Caramelo de imbentar o seu.”

Dito isto, a FLC, pôs mãos à obra e foi pedir ao Nicolau Fictício, um horto floricultor capaz de criar obras de arte só com uma cavadela. A sua vasta obra faz uma fusão entre o barroco tardio e o conceptualismo atómico. Uma das obras mais emblemáticas é o relbado micro-orgânico do campo de futebol de Baldera que todos podem olserbar aos domingos.

Nicolau Fictício respondeu ao nosso pedido, imbentando o Pai Natal Caramelo que a partir de agora, deberá ser adoptado pelo nosso povo. Eis intão como ele se afigura:

  • - Em bez de barba de penuige branca, usa um bigode e umas patilhas caté mete imbeja aos silvados do Poceirão;
  • - Em bez dum pijama encarnado, usa um traje domingueiro do rancho do Pinhal Nobo e um chapéu de aba larga (tipo vocalista do rancho da Lagoa da Palha);
  • - Em bez de andar a aboar com renas, anda a pei com um carrinho de mão cheio de oferendas.
  • - Em bez de entrar pa chaminé, toca uma flaita (com a modinha dos amola tesoiras) prá família abrir a porta. Se nã abrir a porta, o Pai Natal abre um roço na parede, com a ajuda duma picareta.
  • - Em bez de oferecer balhanas de plástico da China, oferece sacas de ração prá bicheza, ovos caseiros e fatias de pão com manteiga (barrada dos dois lados).

Muitos mais predicados tem este personaige sazonal que que é o Pai Natal Caramelo. Este ano entra ainda numa fase experimental, mas para 2012 a FLC está certa que bai ser muito bem acolhido, pois é sabido que para o ano, por esta altura, qualquer gaiato bai dar mais balor a uma fatia de pão com manteiga do que a um polícia de plástico, a pilhas, feito na China.

"Foram os nossos tetra-bisabós

que se puseram a imbentar

usos, costumes e forrobodós

prá gente hoije disfrutar."

(Quadra popular da Benda do Alcaide)

66 comments:

lionel, o ordenhador said...

Inda tanho prali uns pergaminhos cum caruncho de uns parágrafos dessa bíblia.

Anonymous said...

caros agentes da FLC: muito bom texto, devo dizer que esta ideia do pai natal caramelo se mostra excelente!!! Continuo a ler este blog com deslumbre. Obrigado.

Anonymous said...

Isto anda comcorrido! Fiquei parvo com o numero de comentarios do post anterior! Mas assim sim, os caramelos a protestar e a pensarem a sua luta. E se temos um pai natal nosso, ainda melhor. Eu fico a esperar, o home a tocar a gaita como a dos amola tesuras e quero uma mine de prenda!!!

Alcindo said...

Bela ideia sim senhor!!! O pai natal caramelo!!! e belas prendas, eu tambem vou oferecer tomates e nabos. Tudo produto caramelo!!!!!!!!

Toino das Mines said...

Boa tarde pandleraige!
Pa mim um mine que tou ca sede.
Falam do Pai Natal?
O Toino cuncorda, e a Biblia Caramela ei das boas leituras que fiz. Lia e buia, bebi mais ou menos 10 grades. Vou agora regar e ver as batatas. E depois vou buer mais uma grade. Eu posso ser o pai natal se quiserem, e toco a gaita dos tesouras e dou mines a todos, como este Alcindo pediu. Eu tamem desde pequeno que a minha prenda preferida ei em forma de mini. Bou agora. Viram o Zei Ratoera???

Anonymous said...

Boa tarde a todos, caramelos e outros! leiam a revista Times, se perceberem a lingua dos habitantes da ilha de sua magestade. Dedicam a personagem do ano ao manifestante. Por tudo o que tenho lido aqui e nos comentarios que leio vejo que por aqui existem muitos a protestar. Leiam a Time e aprendam com eles, caramelos.

Anonymous said...

O pai natal caramelo tambem devia ensinar a ir trabalhar na horta para que se deixasse de esperar que os politicos desses subsidios e todos digam que a culpa pertence aos comunas e etc. Porque no outro post a conversa parece ser sobre politica e tudo mas falam sempre dos comunas e dos alvaros e mais isto e aquilo. Mas se em vez de se quixarem fossem plantar talvez se falasse mais no prgresso destas terras caramelas. E a pergunta: o que significa ser caramelo nos dias de hoje, de ontem, se souberem respondem, porque todos falam, falam mas nada dizem. E eu sei melhor dizer tudo.

Anonymous said...

Cuidado que os comunas tambem se vestem de vermelho como o pai natal....

Jorge Fernandes said...

Sim sem subsidio de natal , ver se o pai natal caramelo traz trabalho a minha mulher é que nesta casa só há um ordenado, e não muito grande, ela diz se tivesse-mos um pouco de terreno não se importava ir cavar para ter alguns legumes para melhorar o quotidiano, e é que uma boa sopa caramela faz falta aos nossos três filhos... este natal ela tricoto lhe camisolas, mas também gostava de lhe oferecer sobretudo ao mais pequeno um brinquedo, eu j´a agarrei numa tábua que estava perto do caixote do lixo e depois de traçar quadradinhos pintei um em preto com tinta para caros que trouxe da oficina, e com tampas, umas de sumos outras de cerveja , com isso tudo deu um bom jogo de damas, agora a ver se o pai natal Caramelo traz alguma prenda mais.

Anonymous said...

Sim, a ver se o pai natal dos caramelos nos faz ser livres e independentes, a revolta deve ser a dos povos, unidos e jamais vencidos.

MIGUEL said...

O povo ele está mesmo Partido , como pode estar Unido.....

EU acredito no PAI NATAL CARAMELO said...

só queria que o pai natal deitasse a baixo esses indivíduos que dizem nos governar mas eles estão com "INSANIDADE MENTAL"
Esses indivíduos são Clãs: Banqueiros - Governos - Políticos - Militares

OS QUAIS ORIGINAM: MISÉRIA - FOME - TERRORISMO - GUERRAS - ETC...

PAI NATAL CARAMELO DÁ NOS A FORÇA PARA DEIXAR-MOS DE SER CONIVENTES COM A "INSANIDADE MENTAL"
LIBERTA_NOS DA "INSANIDADE MENTAL"

PAI NATAL CARAMELO FAZ QUE UNIA_MOS - REUNIA_MOS - REVOLTA_MOS

É POSSÍVEL DE NOS FAZER... PARAR... PENSAR... PARTILHAR... E LUTAR... OBRIGADO PAI NATAL CARAMELO

Anonymous said...

HÀ os por Ai que Querem 25 de Abril sempre, ele são como os outros !!! por isso REVOLUÇÃOOOO JÁÁÁÁ... e pôr no poder o povo CARAMELO ...e com Pai Natal o sem ele, Temos que meter essas pessoas isentas destas máfias, fora, podem ir para a Madeira, e que ficam la a pescar para comer, isso é que nos fazia ter um excelente Natal....

Che Caramelo said...

Sem duvida Caramelos, esta tudo minado o povo esta a solo nesta batalha da nossa sobrevivência já não sei se razão da nossa luta não e nula perdendo se no obscurantismo... tenho pena lutarei serrando fileiras na 1 linha da frente espero que alguns companheiros e camaradas e Amigos Caramelos que acreditem no Pai Natal Caramelo ou não também pensem o mesmo dêem mais significado a nossa luta viva a Nação Caramela viva a liberdade abaixo falsas democracias.BASTA. seja-mos Independentes de todos os Poderes , bom Natal a todos....

Caramelo dos cabelos said...

Concordo com estes senhores, eu fui barbeiro e cortei cabelos ao povo, quase de borla e os politicos tambem iam ao meu estabelecimento e eu fazia quase de borla, e depois apanhei uvas para fazer o meu vinho, mas a asai foi dizer-me que o vinho deve ser comprado na loja e assim as minhas uvas ficaram para os passaros e pedi um subsidio aqueles da europa e eles deram-me para arrancar as vinhas e foi o que fiz e comrei um jipe e hoje gastei o dinheiro e tenho de beber vinho zurrapa e cortar os cabelos aos outros, mesmo o dos politicos e assim a europa devia ir embora daqui.

Anonymous said...

Trabalhou como barbeiro?Nos caramelos? E agora ainda corta cabelos aos politicos?!!!

Anonymous said...

E eu que andei no campo a apanahr batatas e depois disseram para eu deixar de apanhar porque os homens da europa nos davam dinheiro para deixarmos de apanhar e comermos as coisas da loja e depois vi a etuquetas e vinha tudo de espanha e as nossas batatas demos aos porcos. agora quero que a presidenta da camara me venha plantar as batatas novamente.

Anonymous said...

Sindicato Regional dos Caramelos Clandestinos e anonimos ,

Caros concidadãos e amigos anonimos Caramelos,
Foi com imensa alegria e satisfação que recebemos este bendito texto, onde apela à nação caramela, do povo de baldera, bale da bila, palhóta, benda do alcaide, lagoa da palha, espinhaço de cão, fonte da baca (beijinhos ao querido Lininho) e arredores, a uma união sem fins lucrativos e à luta desarmada pela reconquista do espaço mercantil outrora ocupado pelos agricultores caramelos, para benda de produtos horticolas, fruticulas, coelhos, galinhas, pintassilgos e milheirinhas.
É com eneorme rejegozizo, que o Sindicato Regional dos Caramelos Clandestinos, vem apoiar a irmandade pela defesa da tradicional Reforam Agrária e das hortas. O povo assim o quer, assim o exige e assim o fará. O regresso ao velho espaço é inevitável. Este espaço é do povo e é para o povo.
Dia 11 de Junho, os representantes e apoiantes do Sindicato dos Caramelos Clandestinos, farão vigilia no antigo espaço da Reforma Agraria e ficarão em greve de fome durante 76 horas, alimentados exclusivamente a binho tinto da região demarcada caramela. Amigos, levem o máximo de garrafões de tintol que puderem, pois as noites prometem ser bem frias.
Será uma jornada incessante. Conbidámos os amigos famosos da Quinta das Futilidades da Tvi, para darem uma palestra sobre "O agricultor caramelo - que desafios, que contrariedades, que plantar em época de crise".
Amigos, irmãoses e conhecidos. Este e-meile serve para bos convocar à maior concentração alguma vez vista na nossa terra.
Viva as cobes, viva os nabos, viva as nabiças, viva as hortaliças!!

Pl'o Sindicato,
Eterbeto de Jesus

Albino da Caramelandia said...

Os Caramelos deveriam pedir ao pai natal de serem menos obedientes da sociedade moderna isso é um vício repugnante que nos colocaram a muito dizendo nos que isto é uma democracia!
Caramelo aprenda a Pensar! Procure o Conhecimento! Pense Positivo! Partilhe!

Todas as atrocidades, políticas, económicas e guerras são a consequência directa de alguém que Obedeceu em vez de pensar! Pense não Obedeça! cultivem os Baldios e não comprem o tudo feito que vem de fora e nos tira o trabalho....

Parvo??!!!!!! said...

Senhor Albino caramelo, fala bem e diz coisas acertadas porque gosto de o ouvir. A europa deu-nos a mim e ao meu vizinho dinheiro para arrancarmos as laranjeiras e agora bebemos sumo Fanta de laranja e estamos contentes com o subsidio que nos deram. Sabemos que isto eles querem que a gente pense mas como diz e bem, os caramelos parvos devem estar fora porque os de aqui de parvos nada temos. A gente somos os caramelos da parvoice ou os da europa querem que a gente sejamos parvos???Ou os politicos querem a gente parvos para eles aproveitarem a europa dos subsidios?????????

Anonymous said...

http://www.tsf.pt/PaginaInicial/Economia/Interior.aspx?content_id=2188317

Vejam aqui caramelos e voltemos aos pitromaxs...

Arnaldo da quinta Baldia said...

Eu já pedi ao Pai Natal Caramelo um pitromaxs, sim a luz vai argumentar 4 para cada 100... tenho que dar de comer aos meus filhos, mas o petróleo também esta caro temos mas é que nos iluminar a candeia a azeite, já plantei varias oliveiras no meu campo baldio, e para a bomba de agua engenhei uma bomba que funciona a pedal de bicicleta, estes gajos querem nos depenar.... devem mesmo ser burros...

Pedro do mundo Caramelo said...

Já Henrique o Caramelo que tinha uma Ford dizia que pensar dava muito trabalho, daí poucos pensarem. Também a celebre frase da Bíblia Caramela:"Tem a coragem de te servires do teu próprio entendimento" está esquecida, ou...também dá trabalho!!! A verdade é que muita gente não pensa: segue um qualquer "pastor"... O melhor Caramelos é pedirem ao Pai Natal de vos trazer um rebanho de ovelhas, assim és tu que és o Pastor e guardar a manada nos baldios dá te tempo para pensares.....

Jaime Piriquito said...

Assim o Governo matou os índios (povo nativo) da América do Norte...!
Criou Reservas! Com o se de gado se trata-se!
O governo atribui-lhes uma pensão vitalícia só por serem índios!
Cada índio que nasce tem uma pensão, um "Rendimento Mínimo"!
O governo encontrou assim, um forma de Matar os povos nativos!
Não precisava de trabalhar para ter dinheiro!
Foi uma forma de impedir, as reivindicações que esse povo "nativo" fazia!
Então hoje, a grande maioria dos índios vivem em péssimas condições, quase miseráveis, uma grande parte tornaram-se Alcoólicos, tamanho é o desespero!
Esta apatia ou inércia deve-se ao "Rendimento Mínimo" criado pelo Governo, tirou-lhes a motivação, o pretexto de reivindicação, das suas terras! ASSIM SE MATA UM POVO!!!
Aqui em Portugal, criou-se cidades dormitórios, e "Rendimento Mínimo"!
Com o "Rendimento Mínimo" Calam-se e Adormecem-se Milhares de Caramelos(as)...
ASSIM SE PÕE UM POVO OBEDIENTE...!!!
O MEDO DE PERDER O SAGRADO "Rendimento Mínimo"!!!

pesam o Pai Natal Caramelo é mas é trabalho, e se eles dizem que não há trabalho temos que o inventar , mesmo se é fazendo hortas nos baldios, é que li por ai e gostei da ideia de ser-mos auto-suficientes , mas para isso é preciso trabalhar, eu já pedi ao Pai Natal Caramelo uma enxada, o problema é que também moro num andar , mas deve haver para ai um Amigo que me empresta um pouco de terreno, eu pago a renda em hortaliça..... deixem o contacto....

Anonymous said...

O senho Pedro dos caramelos disse: O melhor Caramelos é pedirem ao Pai Natal de vos trazer um rebanho de ovelhas, assim és tu que és o Pastor e guardar a manada nos baldios dá te tempo para pensares.....
Concordo com isto, muitos caramelos pastores com tempo para o pensamento, porque preferem ser mandados do que pensar, porque pensar, os nossos politicos pensam por a gente...Muito bem, assim vamos fazeer a revolta e deixam de pensar que somos parvos que de pensamento pouco temos mas a gente pensa e sabemos pensar, baste ler o que aqui se escreve, as gentes que escrevem comentarios, como querem a revolta e pensam a sociedade, assim caramelos, revoltem-se!!!!

Armindo do Pinhal Novo said...

Eu já cá arranjei uma horta, é um lote la perto do meu prédio do lados das vivendas , o vizinho que encontrei o outro dia na tasca a beber uns copos de vinho da Cascalheira, depois de umas conversas sobre os tempos malditos que está-mos a passar, ele me diz que tem um lote que era para la construir uma vivenda para ele e para a sua patroa, mas como agora que a empresa onde trabalhava fechou, e com os 51 anos que já ninguém lhe quer dar trabalho, então resolveu transformar o lote em horta e disse-me que o terreno pode dar para os dois, eu agradeço.... assim já é um pouco natal, sim temos que nos ajudar uns aos outro, porque não são aqueles malandros lá da câmara que o vão fazer...

Anonymous said...

Eu cá vou mas é pedir ao pai natal uma nabalhita, o sarilho, a flober. Assim se aqueles malandros me querem tirar a casa porque não posso pagar o imposto IMI, é que o meu dinheiro passa para a saúde, apanhei uma camada de nervos dês que me tiraram o subsidio do natal, e o das ferias, que nem servia para ir de ferias é que eu fico sempre por aqui em terras caramelas. Mas dava-me para pagar os seguros e os impostos e as propinas dos meus gaiatos. Ainda por cima a câmara vai nos fazer pagar o máximo, ainda se dizem do lado dos trabalhadores, que gastem menos em gasolina para andarem para ai a fazer campanha....

Sindicalizado Caramelol said...

vejam só a prenda que elegemos aqui vai Curriculum do nosso primeiro-ministro....
Meus Amigos, algum de vós dava emprego (não estou a falar de trabalho…)

a alguém com esta “Carreira de Vida” (Curriculum Vitae [CV])!?...



Nome: Pedro Passos Coelho

Morada: Rua da Milharada - Massamá

Data de nascimento: 24 de Julho de 1964

Formação Académica: Licenciatura em Economia – Universidade Lusíada

(concluída em 2001, com 37 anos de idade)



Percurso profissional: Até 2004, apenas actividade partidária na JSD e PSD;

a partir de 2004 (com 40 anos de idade) passou a desempenhar vários cargos

em empresas do amigo e companheiro de Partido, Engº Ângelo Correia,

de quem foi diligente e dedicado ‘moço-de-fretes’,

tais como:



(2007-2009) Administrador Executivo da Fomentinvest, SGPS, SA;

(2007-2009) Presidente da HLC Tejo,SA;

(2007-2009) Administrador Executivo da Fomentinvest;

(2007-2009) Administrador Não Executivo da Ecoambiente,SA;

(2005-2009) Presidente da Ribtejo, SA;

(2005-2007) Administrador Não Executivo da Tecnidata SGPS;

(2005-2007) Administrador Não Executivo da Adtech, SA;

(2004-2006) Director Financeiro da Fomentinvest,SGPS,SA;

(2004-2009) Administrador Delegado da Tejo Ambiente, SA;

(2004-2006) Administrador Financeiro da HLC Tejo,SA.



Este é o “magnífico” CV do homem que ‘teoricamente’ governa este País! Um homem que

nunca soube o que era trabalhar até aos 37 anos de idade! Um homem que,

mesmo sem ocupação profissional, só conseguiu terminar a Licenciatura

(numa Universidade privada…) com 37 anos de idade!



Mais: um homem que, mesmo sem experiência de vida e de trabalho, conseguiu logo

obter emprego como ADMINISTRADOR… em empresas de Ângelo Correia, “barão”do PSD e seu tutor e patrão político!... E que nesse universo continua a exercer funções!...
É ESTE O HOMEM QUE FALA DE “ESFORÇO” NA VIDA E DE “MÉRITO”!

É ESTE O HOMEM QUE PRETENDE DAR LIÇÕES DE VIDA A MILHARES DE TRABALHADORES

DESTE PAÍS QUE NUNCA CHEGARÃO A ADMINISTRADORES DE EMPRESA ALGUMA, MAS QUE

LABUTAM ARDUAMENTE HÁ MUITOS E MUITOS ANOS NAS SUAS EMPRESAS, GANHANDO ORDENADOS DE MISÉRIA!



É ESTE O HOMEM QUE, EM TOM MORALISTA, FALA DE “BOYS” E DE “COMPADRIOS”, LOGO

ELE QUE, COMO SE COMPROVA, NÃO PRECISOU DE “FAVORES” DE NINGUÉM… PARA ARRANJAR EMPREGO!...

EDIFICANTE… NÃO É?...

DIGA LÁ… DAVA EMPREGO (QUE NÃO FOSSE O DE ‘MOÇO-DE-RECADOS’) A ALGUÉM COM ESTA ‘FOLHA DE SERVIÇOS’? POIS É…
DEPOIS DO SEU BRILHANTE E QUASE IGUAL ANTECESSOR,
PORTUGAL DEPRESSA SE ENTERRÁ NO ‘GUANO’!...
ALIÁS,
ESTE PORTUGAL TEM SIDO MESMO UM "GUANO"

José Eduardo F Silva said...

José Eduardo F Silva pelo menos, este não se formou a um Domingo...como o outro!

Nuno said...

Bem ... nem tenho palavras. Pelo menos poderia ter disfarçado e arranjado um emprego de um mês!

César Bessa said...

Este não se formou a um domingo, demorou muitos domingos, meses, anos a conseguir uma licenciatura, aos 37 anos. Como pode um sujeito como este dar valor a quem trabalha. Falo do que sei, trabalho há 45 anos, comecei aos 10. Aos 15 fui estudar à noite para ter um curso. Tenho um filho que se doutorou em biologia molecular na UMinho aos 26 anos. Tenho outro filho que fez mestrado com 5 anos de licenciatura em desporto de alto rendimento na FADEUP com 24 anos. Este senhor que é PM não quer dar colocação a estes 2 cidadãos que não têm padrinho nem cartão de partido? Vivo num país entregue a miseráveis aldrabões, incompetentes e mafiosos.

Jose Monteiro said...

está farto de trabalhar este homem!É este tipo de gentalha que vem para o palco da politica a ensinar os que sempre trabalharam e aprenderam a forma como devem fazer!Muita lata e nenhuma vergonha tem esta gente!E que pensarão os seus patrões,incluindo o Angelo que tudo sabe,deste tipo de comportamento?Faz bem o recadol,é o que devem pensar!

José António Pinto said...

‎"Este é o tempo de o Pai Natal de trazer para a rua a revolução dos não violentos, antes que sejam os violentos a trazerem a revolução para a rua"
"vós que lá do vosso império prometeis um mundo novo, cuidado que pode o povo Caramelo querer um mundo novo a sério"

Carlos Miguel Sousa said...

"Temos muita tendência a desculpabilizar-nos enquanto cidadãos"
"eu, enquanto cidadão tenho muitos deveres, não é só direitos"
"nós andámos a comer à borla durante muito tempo"
"nós, portugueses, alunos bem comportados do patronato do norte da Europa"
"muito do dinheiro que veio foi mal usado"
"o tecido produtivo está na mão de patrões, não de empresários"
"foi um novo riquismos que levou ao aparecimento de um parque automóvel fantástico (...) houve uma espécie de bebedeira coletiva".

Victor Casmura said...

A Cultura Caramela situa-se no plano de um adereço da sociedade do Povo Caramelo e não de um privilégio das elites. Para nós, que afirmamos que esta crise não tem saída democrática sem a intervenção determinante dos trabalhadores e do povo Caramelo, a Cultura Caramela deve assumir um papel central. Â Cultura Caramela enquanto serviço do Povo Unido Caramelo que assegura o direito de todos ao acesso, à criação e à fruição cultural. A Cultura Caramela, elemento central na formação da consciência da soberania e da identidade Caramela, dialogando, de igual para igual, com toda a cultura de todos os povos do mundo. A Cultura Caramela, com o seu imenso potencial de criação, liberdade, transformação e resistência. A Cultura Caramela que, tal como a emancipação do trabalho, é parte essencial do património do futuro da Caramelandia. Bom Natal a tosos os caramelos e Caramelas

Anonymous said...

Temos de acreditar em nos Caramelos. Se não formos nos a resolver os nossos problemas bem podemos esperar pelo Pai Natal que nos dei a solução... mas deitados como Bons Caramelos!

Filipe Alicerce said...

Também botei punhados à obra e foi pedir ao quimérico, um horto, também vou pedir ao Lagarto vermelho lá da Congregação, se pode dar uma gadanha para cortar as ervas daninhas elas tocam tão alto no cerúleo do firmamento, após abalo enxergar se sou conveniente de desenvolver produto de destreza só com uma cavadela de essa primoroso solo Caramelo.

Anonymous said...

Caramelos Univos, porque a luta deve ser nossa!!!!!!!

Anonymous said...

Isto sim, a luta parva, para alguns, mas e parvos, se virem pouco temos. Caramelos, o tempo de se erguerem e luterem unidos parece que agora, porqie odos temos direito a hortas e a tomates, deixem de se iludir com os politcos e passem a ser voces proprios e a luta deve de ser a nossa, porque se plantamos as coisas temos de ser autosuficientes e se temos a ciencia do povo seguimos com confianca da nossa cultura e se querwm eu serei o vosso chefe e a nossa cultura sera a vodka do povo!!!!

Anonymous said...

a vodka caramela bate bem....viva o tinto e as gentes de aqui do povo, os comunas devem eixar de governar o povo, pois se mostraram pouco competentes....

Anonymous said...

ao povo caramelo, eu sou um simples trabalhador do campo, como sopA DE CEBOLA E cebola com pepino e os da camera andam de mercedes?!!!ou seja a minha bubadeira ei valente, bui 5 litros de tinto e tou pronto para a revolta, caramelos juntem-se a nos, seremos muitos e a revolta sera a da gente unida, sem comunas vermelhos que se amanham a eles e os outros que reguem as plantas.

Anonymous said...

o povo manda, o povo ordena, o povo governa....

diz verdades said...

o povo???mas o povo vai aos centros comerciais e os politicos roubam...

Anonymous said...

Eu sou um trabalhador das fabricas e acho que temos de fazer greves e bloqueios e queria perguntar a algume daqui se os caramelos se sindicalizam, porque eu acho boa ideia, sindicalizados seremos melhor geridos pelos que mandam e elegeremos um bom lider. O que acham?

anti sindicatos said...

Um sindicato?? Discordo deste anonimo porque a politica serve para roubar as pessoas e os caramelos devem ser autonomos.

Anonymous said...

Oi malta bruta, a flc sempre na escritura dos caramelos! O Pai Natal deve ser mesmo caramelo e vamos pedir hortas e mais arte na nossa terra.

o intelectual said...

mais arte?!!! se for essas esculturas que colocam nas rotunas, bem podem estar quietos!!!Parecem repolhos da sopa caramela, os comunas percebem mesmo de arte!!!

António Borges said...

Um povo Caramelo inculto tem memória curta, companheiro... Esquecem que aqueles que lutaram que lutaram... Lutaram para nos proporcionarem um mundo Justo!

Che Caramelo said...

companheiros Caramelos e com muita tristeza que vejo tantos iletrados falarem de tudo menos da nossa cultura e quando se fala do tema 25 de Abril é o caos não sabem o que foi duro conquistar a liberdade eu vivi aos 14 de idade a maior alegria da minha vida.e muito triste ver que grandes valores de humanismo e de liberdade fiquem no obscurantismo.

António Borges said...

Faço das tuas palavras minha, pois partilho por inteiro esse teu sentimento!

Paulo S. Duarte said...

Só uma ditadura irá salvar este País, a História está a caminho de repetir-se

Ana Paula said...

Não sei se isso acontecerá! Os Caramelos gostamos de ser enganados

Frederico Castro said...

Ainda vem que pensa assim, mas eu sou mais da opinião : Nãoooo ao Bloco Central... REVOLUÇÃO uma novo povo isento de máfias instaladas.

Caramelo cascalheira said...

A Equipa de Administradores dos Caramelos que gostam de vinho da cascalheira, deseja a todos os Caramelos umas Boas Festas.

Pedro Ferreira said...

Consigo..., mas só para o Natal de 2015! Altura em que se prevê que a situação do país esteja mais brilhante. OU a Nação Caramela Independente e com pai natal Caramelo todos dias

Luis Caçador said...

pq se intervém tanto nas críticas e tão pouco nas sugestões?
fica a reflexão.

Rui Gonçalves said...

Dar soluções pressupõe antes pensar e reflectir sobre os assuntos, algo que deixou em geral de fazer parte dos hábitos do quotidiano dos Caramelos e outros fora da nação Caramela.
Os "media" estimulam, valorizam e propagam a ideia das "soluções pré-feitas". É a sociedade do "tudo pronto" (a vestir, comer, etc). A sociedade do "facilitismo" que compromete cada vez mais a capacidade para o esforço. Da mesma forma que um astronauta que permaneça demasiado tempo no estado de imponderabilidade, verá os seus músculos perderem capacidades, ao ponto de no seu regresso à terra ter quase de reaprender a andar, também em geral nesta sociedade será necessário reensinar a pensar. A "imponderabilidade cognitiva" tem destas coisas... deixar todos à espera da "receita milagrosa". Mas afinal não é isto que serve os interesses dos "vendedores de receitas milagrosas"? Talvez por isso nunca tenhamos ouvido um político (qualquer um) preocupado com este problema do foro psicossocial.
Este é para mim o principal factor em causa. Depois entram outros mais pontuais e até dele derivados e sucessivamente encadeados, como falta de dinheiro, tempo (muitas vezes por falta de capacidade para o gerir eficazmente), falta de motivação, etc.

zé sem cão said...

até quim fim... porra.
Tanto tempo a dar nobidades, uma pessoa já a pinsar em armar aí uma imbazao ao castalo de palmela, pra ber se era la que se incutrabam os dinheiro rovado em suvecidio de natal do pobo caramelo.

Submarinos não Caramelos said...

A estes é que o pai natal lhe deu uma boa prenda e foi de submarino o gajo vestido em vermelho

Alemanha pune 'luvas' em Portugal. Tribunal alemão deu como provado suborno junto do ex-cônsul, no âmbito da venda de submarinos a Portugal, e condenou dois antigos responsáveis da Ferrostaal. Viemos para a FLC saber a opinião dos Caramelos: será que a justiça portuguesa irá seguir o exemplo da justiça Alemã ou a culpa irá morrer solteira? commo sempre nesta nação....

Anonymous said...

O primeiro-ministro aconselhou os professores Caramelos desempregados a emigrar. Somos cidadãs e cidadãos portugueses. Entre nós estão professores, alunos, encarregados de educação. E não só. Exigimos respeito.

Miguel Gomes said...

Há certas coisas que um governante eleito deve ter vergonha de dizer publicamente, ainda que o pense. Mande emigrar os banqueiros e os parasitas dos aparelhos partidários nomeados para os cargos do estado e das empresas privadas em conluio com os partidos. Esses sim, desperdiçam os recursos e destroem o país.
Emigre você, office-boy do Ângelo Correia, você e o inútil do Miguel Relvas, que nada mais fizeram na vida do que andar na JSD e colher o fruto do trabalho dos outros.
na mesma bom natal a todos o vizinhos e vizinhas Caramelas

Vasco said...

Sempre a falar mal de todos não vêem que é época de Natal, paz na terra Caramela...
eu o que acho bem é que façamos uma hortas e as partilhamos, na terra há muito vinho, dá sempre para ter-mos umas grandes festas de fim do ano, e não somos obrigados em declarar tudo aos oficiais.... desenrasquem-se...mas é que para o estrangeiro não vou, quanto há terra há de comer... bom natal a todos com ou sem pai natal Caramelo, o da coca cola esse tenho cá a minha espingarda ao lado da carteira.

PELAS HORTAS DO POVO said...

Caramelos, defendo a ideia de que as gentes devem abster-se de tudo criticar e falar mal de todos. O nosso dever deve ser agir para que a crise crie hortas para todos. Sou o lider de um movimento que defende as hortas dos caramelos e que todos devem ter direito a arar a terra. quem estiver de acordo junte-se a mim, faremos greves e ocuparemos terras!!!!!Como na Reforma Agraria do 25 de Abril, mas desta vez sem comunas a chatear e a encherem os bolsos!!!!!!Ocupem as terras sem nada, plantemos batatas e cenouras!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Secretariado Caramelo said...

Tá prá qui uma cumbersa caté um home fica bruto dos queixos. Assim é que ei, garriar faz bem e põe a caramelaige sadia. Bamos mazé plantar cinoiras nas nossas terras e fazer dos leitões bacros de 400kg.

Anonymous said...

Malta parba! E ideias? Ninguem diz o que se faz?? Os politicos isto e aquilo e o povo?

Anonymous said...

Boa garreia!!! Isto mostra que os caramelos pensam.